baixa-gastronomia
Codorna recheada é a atração na Churrascaria Gaúcha

Numa noite chuvosa, como tantas na capital paranaense, a Equipe Baixa Gastronomia (EBG) se deslocou para a apuração de mais uma dica para você que acompanha nossas andanças. Desta vez, nossa ampla rede de informantes havia nos passado a informação de uma codorna recheada que nos deixaria mais tranquilos nos longos intervalos entre as noites em que o Clube de Pesca Vêneto oferece o saboroso galináceo.
Parte da curiosidade se justificava pela chance de conhecer uma das churrascarias mais antigas da cidade ainda em atividade. Quando os atuais proprietários, Vânio e Roque, assumiram o negócio, em 1983, a casa já era um ponto tradicional da parte sul de Curitiba.

A Churrascaria Gaúcha confirmou nossas expectativas: o estabelecimento conserva aquele ar de almoço domingueiro de antigamente, reforçado pela decoração austera que inclui duas bandeiras, uma do Rio Grande do Sul e outras duas, um pouco menores, do Paraná e do Brasil, além de uma camisa da seleção de 1986 autografada por todos os jogadores.

A codorna faz parte, na verdade, do espeto corrido servido pela casa, que inclui um cupim de derreter na boca. Outros acompanhamentos reforçam a impressão de comida interiorana, como o risoto, a salada de folhas com vinagre de vinho ou o caldo de capeletti feito na casa. O rodízio custa R$ 38,90 ou R$ 69,90 (promoção para casal). Se o leitor estiver com vontade de provar a codorna, o melhor é informar o garçom ao se sentar na mesa e maneirar no espeto corrido que, como todo espeto corrido que se preze, é farto.
***
Serviço
Rodovia BR-116, km 107, Pinheirinho – (41) 3349 1991. De segunda a domingo, das 11h30 às 14h30; quarta àasábado, também das 19h30 às 22h30.