baixa-gastronomia
Bar Ornitorrinco tem gengibirra caseira
Quando o músico Denis Nunes e a antropóloga Dayana Zdebsky resolveram abrir um bar, botaram algumas condições: a comida teria que ser incrível; os pratos buscariam alguma inspiração em receitas de família; e a cozinha deveria ser sustentável e racional, de forma a garantir preços que caibam no bolso da freguesia.
“Para termos bons preços, não podemos ter nenhuma perda de comida. Assim, temos um cardápio enxuto em que os alimentos podem ser transformados ao longo da vida útil. O pão integral, por exemplo, quando fresco, é servido com as conservas. Depois, vira a farofa que acompanha o cogumelo. E ainda é a base do knödell (um bolinho que acompanha o goulash)”, explica Dayana.

“Queríamos oferecer coisas que comemos ou comíamos em casa, mas que hoje quase não se faz mais, porque levam tempo e exigem dedicação. O goulash, por exemplo, cozinhamos por seis horas em panela comum, e depois apuramos em geladeira até o dia seguinte”, conta Denis. “Já o lombinho de porco é a versão de um prato que eu faço em casa há anos, e que o pessoal da cozinha aprimorou.”
O casal resgatou uma receita de gengibirra caseira. “Leva quatro dias para ficar pronta. Começa com xarope de gengibre, que descansa por um dia, e recebe adição de limão, água e fermento. Em seguida, descansa novamente, e colocamos para fermentar nas garrafas de água mineral que usamos na receita”, diz Dayana.
De quebra, ainda tem os escabeches de posta branca e sardinha – essa um caso tão sério que há quem vá ao bar apenas para comê-la. Ainda há pratos vegetarianos e veganos, como o cogumelo com farofa.

O bar do Denis e da Dayana chama-se Ornitorrinco. E a comida é realmente incrível. Vida longa ao Ornitorrinco!
Onde
Rua Benjamin Constant, 400, Centro, (41) 3121-2334. De segunda a sábado, das 18 às 24h (a cozinha fecha às 23h)
Rua Benjamin Constant, 400, Centro, (41) 3121-2334. De segunda a sábado, das 18 às 24h (a cozinha fecha às 23h)
Quanto
Escabeche de sardinha ou de posta branca a R$ 13.
Escabeche de sardinha ou de posta branca a R$ 13.