colunistas

Ana Maria, uma mulher de visão

Nadia Schiavinatto - nschiavinatto@gmail.com
11/07/2013 03:08
Ana Maria Braga é assim: olha nos olhos quando fala. A impressão que tive, quando conversamos pela primeira vez, foi que a dona do belo par de olhos verdes quer conhecer seu interlocutor por dentro. A alma mesmo! Simpática, simples e generosa, a apresentadora é referência, quando se fala em culinária.
Ana é guerreira e cheia de energia. Acorda por volta das 5 horas e às 6 horas já está na Rede Globo para se preparar para o Mais Você – há quase 14 anos no ar. Além da longa jornada de trabalho, tem publicado livros e, há um ano, lançou a Revista A.
Ana, que adora viajar, conhecer pessoas e suas histórias, tem em seus planos, uma vinda a Curitiba. Em entrevista ao Conversa Temperada, ela conta de onde veio a paixão pela gastronomia e um pouco do seu dia.
Como é manter, há tanto tempo na televisão, uma culinária dinâmica e original?
Eu e a minha equipe temos o compromisso de estarmos atentas a todas as novidades que surgem no mundo gastronômico. Meu compromisso é com o telespectador, ofereço a ele pratos diferenciados, mas que são fáceis de serem feitos, com ingredientes baratos, que são encontrados em todas as regiões do país, e que, efetivamente, dão certo.
De onde veio sua paixão pela cozinha?
Sou do interior de São Paulo e, não raramente, os encontros aconteciam dentro da cozinha da minha casa. Minha mãe sempre cozinhava e eu estava por lá rodeando o fogão e as panelas. A culinária simples dela, do dia a dia, me encantava. Mas a gente nasce com o dom para determinadas atividades, e a culinária realmente sempre me fascinou.
Qual é o prato de infância que você lembra com água na boca?
O frango da minha mãe é inesquecível.
Como acontece a escolha dos pratos apresentados?
O critério é baseado nos seguintes fundamentos: apetitosa, fácil de fazer e os diferenciais, não de temperos apenas, mas de como fazer uma carne de panela, por exemplo, de um modo especial, sem ser o trivial, e que seja fácil e rápido para dona de casa. Além disso, eu e a equipe temos um olhar especial para cada receita escolhida. Nós temos o cuidado de analisar detalha­damente cada item dos ingredientes, do passo a passo e do modo de preparo.
Como você consegue manter a boa forma e a disposição?
Como eu amo o que faço, não considero sacrifício. Faço tudo com amor, mas não é fácil acordar às 5 horas da manhã todo dia. Não consigo me acostumar nunca. Tenho uma genética privilegiada e não me descuido: tomo muito água, tenho uma alimentação saudável e costumo andar e pedalar na praia.
Qual é o prato que você mais gosta de comer?
Tenho verdadeira paixão pelos aromas e sabores da gastronomia. Isso que me encanta e me dá um prazer imenso. Tendo isso como base, gosto do trivial simples ao menu internacional contemporâneo.
Em casa, você cozinha nos fins de semana? O que gosta de preparar?
Preparo massas deliciosas e o meu feijão é muito conhecido.
Divulgação