Bom Gourmet
Clube de assinatura de peixes e frutos de pesca artesanal do litoral do PR cria site e loja virtual
Olha o Peixe tem como objetivo fortalecer a produção local e promover o consumo consciente de pescados. Divulgação
A Olha o Peixe, negócio de impacto social criado no litoral do Paraná em 2018 para fortalecer a produção local e promover o consumo consciente de pescados, lança uma loja virtual e novo site. O objetivo é ampliar a comercialização de pescados e vender outras opções produzidas no território da Grande Reserva Mata Atlântica. As compras podem ser feitas tanto de forma pontual como por um clube de assinatura de peixes e demais produtos, com benefícios exclusivos e combos surpresa.
O cliente pode também personalizar o pedido mensal com peixes, frutos do mar e outros itens com responsabilidade socioambiental da produção local. Até então, os pedidos eram feitos via whatsapp a partir de um formulário.
Com o novo site e loja virtual, é possível em uma mesma compra unir pescados e produtos como o mel de abelhas nativas e demais produtos de parceiros. O Clube de Pescados conta ainda com a modalidade 'Surpresa', com kit mensal de pescados elaborado com curadoria da Olha o Peixe. 'A opção Você Escolhe' permite ao cliente escolher o que deseja receber por mês.
“A gente entende que atua como um elo entre quem pesca artesanalmente e quem consome os pescados, contribuindo para que a produção do litoral suba à serra e se expanda para a maior quantidade de pessoas possível", afirma Bryan Müller, da Olha o Peixe.
Desde o início das atividades, a Olha o Peixe já fez mais de 19 mil entregas que somam mais de 81 toneladas de pescados vendidos - são mais de 30 espécies locais, fruto exclusivo da pesca artesanal, e nenhuma ameaçada de extinção. Somado ao incentivo à cadeia de produção e consumo sustentável, a empresa assumiu o compromisso de valorizar e fortalecer 122 famílias pescadoras parceiras, de 12 comunidades, todas do litoral do Paraná. Segundo a empresa, 55% da receita gerada com as vendas é destinada a elas - o valor soma R$ 1,2 milhão. De setembro de 2018 a agosto deste ano, o projeto conseguiu ampliar em até 200% os ganhos de algumas famílias com a venda de pescados.
O novo site oferece informações mais completas sobre o que recebem para o consumo. No caso dos pescados, o portal oferece acesso a características sobre a intensidade dos sabores de cada opção, a sazonalidade, probabilidade de um pescado ter espinhos ou não, indicações de consumo para as opções menos conhecidas, entre outras informações.
Na categoria dos produtos de negócios existentes dentro do território da Grande Reserva Mata Atlântica - caso também de outras marcas como Banamel, Bolinhos da Serra do Mar e Beeland, por exemplo -, o consumidor tem acesso ainda a informações detalhadas sobre cada uma das opções, entendendo aspectos da cadeia produtiva e da responsabilidade ambiental que estão por trás de cada iniciativa.
Desde julho de 2024, todos os produtos da Olha o Peixe estão recebendo nas embalagens e rótulos selos da Grande Reserva Mata Atlântica, iniciativa voluntária que reúne diversos atores – públicos, privados, não governamentais e da academia – que, juntos, promovem ações de desenvolvimento regional com foco no turismo de natureza dentro do maior remanescente de Mata Atlântica do mundo. Ao todo, são cerca de 3 milhões de hectares de ambientes naturais conservados, localizado entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A área é considerada patrimônio natural, cultural e histórico, e a iniciativa visa promover o território como um destino de turismo de natureza, reconhecido nacional e internacionalmente.