Bom Gourmet
Cinco das 100 melhores pizzarias do mundo são do Brasil; pizzaiolo do ano é de São Paulo
Uma das pizzas da Leggera, de São Paulo, entre as 50 melhores do mundo. Reprodução
Duas pizzarias brasileiras estão no 50 Top Pizza World 2024, anunciado nesta terça-feira (10) em cerimônia realizada em Nápoles, na Itália. A lista é organizada pelo 50 Top Pizza, o principal guia global do gênero. A Leggera Pizza Napoletana, de André Guidon em São Paulo, aparece na 11ª posição. A QT Pizza Bar, também da capital paulista, ficou com o 38º lugar do ranking. A vencedora foi a Una Pizza Napoletana, de Nova York (Estados Unidos), seguida pela Diego Vitagliano Pizzeria, de Nápoles, empatada com a I Masanielli - Francesco Martucci, de Caserta, na Itália. O 3º posto é da japonesa The Pizza Bar on 38th, de Tóquio.
Outras três brasileiras aparecem no Top 100: a Pizza da Mooca (São Paulo), em 53º lugar; a Unica Pizzeria (São Paulo), na 87ª posição, e a Ferro e Farinha (Rio de Janeiro) no 89º lugar.
Na lista de Prêmios Especiais, Matheus Ramos, da QT Pizza Bar, foi eleito o pizzaiolo do ano. Já o Latteria Sorrentina Award, a pizza do ano, ficou com a norte-americana Tony's Pizza Napoletana, de São Francisco.
Em abril deste ano, a Leggera foi eleita pelo mesmo guia a melhor pizzaria da América Latina, seguida pela QT Pizza Bar. A Luigia, de Foz do Iguaçu, foi a representante paranaense na lista das melhores do continente, no 23o lugar.
Entre as 100 melhores pizzarias, 41 são italianas, 15 estão nos Estados Unidos, e há espaço para pizzarias das Filipinas (Crosta Pizzeria, em 12º lugar), Hong Kong (Fiata by Salvatore Fiata, 22º) e Zagrebe, na Croácia (Franko's Pizza & Bar, 78º).
A lista completa está no site da 50 Top Pizza.