Bom Gourmet

Pistache e nostalgia: chocolatiers comentam expectativas para a Páscoa em podcast

Bom Gourmet
07/03/2025 16:43
Thumbnail
A Páscoa está chegando e, junto dela, vem a vontade de comer chocolate. Neste episódio, o podcast Na Mesa com Dani recebe as chocolatiers Bibiana Schneider, da Cuore di Cacao, e Isabel Hagi, da Hagi Torroneria e Chocolateria, para um bate-papo doce sobre as tendências e expectativas no ramo dos chocolates artesanais.
Uma das principais apostas para a Páscoa são os produtos com pistache, que foram moda durante o ano passado. "Eu acho que o pistache tem um tempo ainda de tendência, mas vejo que as pessoas já procuram bastante chocolate com fruta e com oleaginosas", comenta Isabel.
Produtos que remetem ao passado, com sabores da infância, também estão em alta. "A nostalgia é uma tendência que vem crescendo. Da para perceber isso na moda e na decoração", explica Bibiana.
A Cuore di Cacao e a Hagi são chocolaterias bean to bar, ou seja, a produção vai desde as amêndoas do cacau até a barra. Esse processo permite que o chocolatier tenha controle total do processo, começando pelo terroir do cacau que será utilizado.
Assim, a produção desses estabelecimentos está sujeita a sazonalidade e os produtos são atualizados de forma constante. Para esses negócios, as vendas da Páscoa podem representar até 40% do faturamento anual.
"A gente tem que entender o que o cliente quer de cada marca. Ele pode desejar uma coisa da Cuore e outra da Hagi. Muitas vezes é o mesmo cliente que goste de algo em uma e algo em outra", comenta Bibiana. "Se eu e a Isabel pegarmos o mesmo cacau, vamos fazer chocolates diferentes. A receita e o processo são outros".
A Cuore di Cacao foi a vencedora da categoria Chocolateria no Prêmio Bom Gourmet 2024. A Hagi Torroneria e Chocolateria foi indicada na mesma categoria.
A cada duas semanas, a colunista Dani Machado recebe personalidades da gastronomia curitibana para uma conversa saborosa. O episódio completo está disponível no YouTube e Spotify do Bom Gourmet.