Bom Gourmet
Batata murcha e arroz empapado nunca mais! Veja dicas de preparo
Muita gente não está satisfeita com o resultado de suas habilidades no fogão em preparos básicos. O Bom Gourmet perguntou aos leitores quais destes pratos eles consideram mais difícil de acertar: arroz, batata frita ou bife? Ganharam os comentários sobre a batata murcha e o arroz empapado. Confira as dicas de como prepará-los para não errar mais:
Arroz soltinho
A chef Patrícia Skvira, da escola Versadas, ensina o passo a passo: refogar o arroz e respeitar a proporção de água e tempo de cozimento. Uma xícara de arroz pode ser refogada em uma colher de sopa de óleo vegetal e cozida com duas xícaras de água fervente. Quando levantar fervura, tampar a panela e deixar 15 minutos cozinhando em fogo brando. Assim que o tempo acabar, desligar o fogo e deixar o arroz descansando na panela tampada por mais dez minutos. Isto vai ajudar o arroz a soltar e secar a água que porventura estiver no fundo da panela. “Lavar o arroz ou refogar com temperos antes de acrescentar a água não influencia no resultado final. Esses passos servem tanto para o arroz parboilizado quanto para o branco, integral, sete grãos, negro, selvagem e basmati”, garante a chef.
***
Batata frita crocante
Mesmo fria – isso a equipe do Bom Gourmet constatou in loco –, a batata frita que a chef Angela Muraro prepara permanece crocante. O petisco não está no menu do La Rauxa Cafè i Bistrot, mas é algo que ela gosta de preparar em casa. “Para que fique sequinha e não murche, eu cozinho em água a batata Asterix (que retém menos água), cortada em palitos, até subir aquela espuma branca. Daí retiro e seco em papel toalha ou em um pano limpo”, ensina. Na sequência, ela frita as batatas em óleo a 180 graus C e seca novamente em papel toalha antes de servir. Outra maneira é pré-cozinhar as batatas em óleo a 140 graus C até elas ficarem esbranquiçadas. Este, relata a chef, é o mesmo processo pelo qual passam as batatas congeladas que compramos no supermercado. “Dá até para cozinhar em óleo ou água uma quantidade grande e congelar em porções menores para fritar outro dia. Para “ressuscitar” batatas frias que murcharam, cinco minutos no forno a 180 graus C resolvem, segundo a chef.
Batatas bravas
Para fazer a batata brava, a chef Angela Muraro, do La Rauxa Cafè i Bistrot, assa as batatas cortadas em uma forma tampada com papel-alumínio por 20 minutos e depois mais 15 minutos sem o papel em forno a 180 graus C. Isso faz elas ficarem com a casquinha crocante e formam “bolhas”. Também pode-se finalizar na frigideira com um pouco de manteiga depois de assarem por 20 minutos e temperar com salsinha fresca.