Bom Gourmet
Chefs por um dia: crianças 'assumem' a cozinha no Petit Bom Gourmet

O chef Guilherme Guzela explica às crianças o processo de preparação dos cupcakes. Leandro Provenci
Criança adora uma farra na cozinha. Brincar com a massa, vestir o avental, misturar ingredientes, experimentar aromas e sabores que ela mesma misturou. O Bom Gourmet retomou, no Dia das Crianças, o Petit Bom Gourmet, projeto em que leva os pequenos a celebrarem o dia deles brincando de chef enquanto aprendem um pouco sobre ingredientes, sabores e preparos.
A edição deste ano aconteceu na Cozinha Bom Gourmet, no bairro do Tarumã, em Curitiba. A programação, elaborada para um número de até 15 crianças e possível de ser realizada em outros espaços preparados, ofereceu a elas a possibilidade de preparar cupcakes utilizando ingredientes naturais. E enquanto esperavam que os bolinhos fossem assados no forno, provaram sabores e aromas diferentes. A elaboração da receita e a coordenação do trabalho foi do chef Guilherme Guzela.
Cada criança montou dois cupcakes. Para montá-los, tinham à disposição os confeitos tradicionais utilizados nesse tipo de bolinho e um kit de itens naturais, que incluía aveia em flocos, coco ralado, coco em tiras e em fitas. "Havia uma condição: para colocarem os confeitos, tinham que colocar um dos itens naturais também", explica Guzela.
Fotos: Leandro Provenci
Enquanto os bolinhos assavam, as crianças fizeram uma degustação de azeitonas, das que têm menor quantidade de sódio, preparadas em uma conserva diferente. "Teve criança que provou, teve quem não quis provar, mas a brincadeira era essa, provar ingredientes diferentes", destaca o chef.
As crianças provaram ainda aromas diferentes para escolher alguns outros ingredientes que seriam acrescentados ao cupcake. Entre os aromas estavam tutti-frutti, maçã, cereja, morango, baunilha e menta.
Todos os pequenos participantes foram inscritos pelos pais ou responsáveis. Eles receberam os aventais da Aprons, empresa curitibana especializada em produção de coleções para a cozinha, como dólmãs, aventais, toucas, faixas e demais itens que compõe o vestuário do profissional da gastronomia.