Bom Gourmet
Chef Manu Buffara é destaque brasileiro em festival europeu de alta gastronomia

A chef Manu Buffara comanda o restaurante Manu, em Curitiba, e foi eleita em 2023 como a melhor chef mulher da América Latina pelo 50 Best. Crédito: Helena Peixoto.
A chef curitibana Manu Buffara foi confirmada como uma das participantes da edição 2025 do S. Pellegrino Sapori Ticino, um dos festivais mais tradicionais da alta gastronomia europeia. O evento, que acontece entre setembro e novembro na cidade de Lugano, na Suíça italiana, terá o Brasil como país homenageado nesta edição.
Com 18 anos de história, o Sapori Ticino já reuniu mais de 500 estrelas Michelin somadas entre os chefs convidados e mais de 5.000 pontos no guia Gault&Millau, dois dos sistemas de avaliação mais respeitados da gastronomia mundial. Entre os nomes que já passaram pelo festival estão os estrelados chefs internacionais Massimo Bottura, Joan Roca e Andreas Caminada. A proposta do evento é transformar Lugano em palco de experiências exclusivas que conectam culturas por meio da culinária.
Reconhecida internacionalmente por seu trabalho com sustentabilidade, agricultura urbana e valorização de produtores locais, Manu comanda o restaurante Manu, em Curitiba, e foi eleita em 2023 como a melhor chef mulher da América Latina pelo 50 Best.
O festival será oficialmente lançado no Brasil no dia 10 de junho, durante um evento fechado na residência oficial da Suíça em São Paulo. Antes disso, os organizadores do Sapori Ticino farão uma visita a Curitiba. Estão previstas reuniões entre o fundador e CEO do festival, Dany Stauffacher, e o representante da Lugano Region no Brasil, Bruno Tenório, com a chef curitibana, autoridades locais e representantes da área cultural.
A participação dos chefs brasileiros no festival se insere na estratégia de posicionar Lugano como destino fundamental para os brasileiros que visitam Milão — a apenas 1 hora de distância — combinando o melhor da Itália com experiências de alto nível da Suíça italiana. A iniciativa tem apoio do Switzerland Tourism e execução da agência Hub Pronto. Ao lado de ingredientes, técnicas e histórias, os chefs convidados ajudam a desenhar o ano gastronômico da Suíça sob uma perspectiva brasileira — com Lugano como destino anfitrião.