Bom Gourmet

Chef.Ai aposta em inteligência artificial para melhorar atendimento de bares e restaurantes

Cinthia Scheffer, especial para o Bom Gourmet
Cinthia Scheffer, especial para o Bom Gourmet
17/12/2025 12:00
Thumbnail
Um atendente cordial, ágil e assertivo, disponível em tempo integral para atender o cliente, esclarecer dúvidas e reservar mesas. O que parecia quase impossível, se tornou realidade graças à inteligência artificial. Seja para melhorar o atendimento, reduzir desperdícios ou para aumentar a produtividade, a tecnologia vem transformando - e melhorando - a rotina de bares e restaurantes em todo país. 
A estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é que quase 30% dos empreendimentos do país já tenham algum tipo de aplicação de IA em alguma etapa do seu processo. A Chef.Ai é uma dessas funcionalidades. Desenvolvida com inteligência artificial, a ferramenta é uma espécie de “maitre virtual”, que faz o atendimento e conversa com o cliente nos canais digitais. 
De forma automatizada, ela tira dúvidas sobre cardápio e serviços e ajuda no agendamento de reservas, por exemplo.  A Chef.Ai é uma das startups voltadas para bares e restaurantes que vão receber o incentivo do programa Fogo Alto. Seu fundador, Matheus Mason, conta que o assistente virtual nasceu da necessidade de busca por uma solução para um dos principais problemas de um dos seus negócios, o Restaurante Benedito, em Campinas, do qual é sócio. 
“Assim como na maioria dos bares e restaurantes, tínhamos dificuldade para responder mensagens que chegavam através de canais digitais com pedidos de informações sobre reservas, cardápios e horários de atendimento”, diz. “Muitas pessoas ficavam sem retorno ou recebiam respostas incompletas por conta dessa deficiência, o que gerava insatisfação e até desistência.”
A ideia foi criar um sistema com IA que pudesse atender e responder ao público de forma mais ágil, com informações completas e humanizada. “Ela foi desenvolvida para ser uma atendente altamente treinada da equipe do restaurante, que atende e responde com hospitalidade, com soluções rápidas e personalizadas, desde informações básicas até recomendações personalizadas.”
O programa de aceleração Fogo Alto, conta o empresário, dobrou o número de restaurantes na sua base de clientes e abriu portas para conhecer com mais profundamente os desafios do mercado. “A participação tem sido excelente para entender ainda mais as dores e melhorar a nossa atuação. Desde a entrada, dobramos a quantidade de clientes, melhoramos muito a qualidade do nosso produto e o entendimento do setor”, comemora. 

Acelerador 

O programa Fogo Alto foi criado a partir de uma avaliação da alta rotatividade de restaurantes no mercado brasileiro - que tem uma vida útil média de apenas 3,8 anos. O objetivo é mudar essa realidade, atuando como um catalisador para a adoção de tecnologias nos estabelecimentos, levando o apoio necessário para a adoção e manutenção dos processos.
Por meio do programa, empresas patrocinadoras investem nas startups que, por sua vez, oferecem gratuitamente seus serviços aos negócios de alimentação, como forma de aumentar a produtividade e os lucros. 
O Bom Gourmet é um dos patrocinadores do Fogo Alto, ao lado de IFood, Comgás, Vox, Zig, Unilever, Rational, Bidfood e 2biz.
VEJA TAMBÉM: