Bom Gourmet
Cervejas de Foz do Iguaçu estão entre as melhores do mundo
A 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu, colocou o Paraná no topo de um dos maiores palcos cervejeiros do mundo. A cervejaria saiu premiada da 16ª edição do World Beer Cup, realizada em Indianápolis, nos Estados Unidos, com duas medalhas de ouro. As cervejas artesanais “Canoa Quebrada” e “Quadruppel 277” garantiram o reconhecimento internacional. Os resultados foram divulgados na última quinta-feira (1).
Conhecida como as “Olimpíadas da Cerveja”, a World Beer Cup reuniu, nesta edição, 8.375 rótulos de 1.761 cervejarias, oriundas de 49 países. Ao todo, 334 rótulos foram premiados em 112 categorias de estilos. A “Canoa Quebrada” ficou com o primeiro lugar na categoria Gose, estilo tradicional alemão de cerveja de trigo levemente ácida, com adição de sal e especiarias. Já a “Quadruppel 277” venceu na categoria Belgian-Style Strong Specialty Ale, que contempla cervejas inspiradas nos estilos belgas mais fortes, com alto teor alcoólico, sabor adocicado moderado e complexidade de aromas.
Outra brasileira premiada foi a “Melancia SOUR’n Salt”, de Campinas (SP), na categoria Specialty Non-Alcohol Beer (cervejas especiais com baixo ou nenhum teor alcoólico, mas com inovação nos ingredientes).

Criado em 1996, o World Beer Cup é organizado pela Brewers Association, entidade que representa pequenas e independentes cervejarias dos Estados Unidos. A 277 Craft Beer já acumula quatro títulos na competição desde 2013, e soma mais de 30 premiações em campeonatos nacionais e internacionais, o que tem ajudado a projetar Foz do Iguaçu como um destino de referência também no turismo cervejeiro.
“Esse é o maior concurso do mundo da cerveja e três rótulos brasileiros foram premiados, o que dá um destaque tamanho ao país. Mas o orgulho maior é que duas delas são nossas, aqui de Foz do Iguaçu, colocando o nome do município e da cultura cervejeira local na boca do povo”, comenta Agenor Maccari, proprietário da 277 Craft Beer, em nota.
Maccari também destaca os diferenciais das receitas campeãs: a Canoa Quebrada leva caju na composição, enquanto a Quadruppel é envelhecida em madeira brasileira, o que reforça a identidade nacional das criações. “Não temos cervejas feitas especificamente para concursos, quem visitar o nosso estabelecimento vai experimentar, no balcão, as nossas campeãs”, afirma.
Paraná é destaque nacional no setor cervejeiro
Segundo dados da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), o Paraná se consolidou em 2024 como um dos estados com maior número de cervejarias registradas no Brasil, com mais de 170 empresas do setor e uma produção anual estimada em 7,8 milhões de litros.
Com a nova premiação internacional, o estado reafirma sua posição de destaque no segmento e fortalece sua imagem no turismo cervejeiro. De acordo com a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), desde 2019, as cervejarias paranaenses já conquistaram mais de 240 medalhas no Festival Brasileiro da Cerveja — o maior evento do gênero no país — resultado da dedicação e da qualidade que marcam os rótulos do estado.