Thumbnail

O café do Jacu, considerado um dos mais caros do país, pode ser encontrado no Mercado Municipal de Curitiba.

Bom Gourmet

Café do Jacu, embutidos e frutas: os alimentos exóticos do Mercado Municipal de Curitiba

Tribuna do Paraná
29/01/2024 16:54
Por Barbara Schiontek
Fundado em 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é um ponto famoso da cidade por concentrar muitos itens diferentes. Aliás, quando alguém está procurando por um alimento exótico ou ‘raro’, é comum escutar que no Mercado Municipal é possível achar. E entre os queijos, carnes, orgânicos e temperos está o café do Jacu, considerado um dos cafés mais caros do Brasil.
Para quem não conhece a história, o café do Jacu é colhido a partir das fezes dessa ave silvestre, encontrada em algumas regiões do país. Atualmente, a maior produtora da bebida é a Fazenda Camocim, localizada no Espírito Santo.
Em Curitiba, ele é comercializado no Café do Mercado, estabelecimento fundado por Maurício Pupo Thiesen e que já coleciona 18 anos de história no Mercado Municipal da cidade.
Átila Alberti | Tribuna do Paraná
Átila Alberti | Tribuna do Paraná
Esposa de Maurício, Daniela Nóbile Thiesen conta que o café se tornou uma paixão da família. “Eu conheci ele (marido) no café. Então trouxe vários amigos, nosso relacionamento. Nossos filhos são apaixonados pelo café. E é uma coisa que o café abraça, um momento especial, um momento gostoso. Ele faz parte da nossa vida totalmente”.
Ela revela que a loja surgiu com a proposta de trabalhar com cafés diferentes. “Já trabalhamos com 400 tipos de cafés especiais, temos 22 tipos de café a granel, que torramos aqui em Curitiba”, diz. Dentro de toda essa variedade, está o café do Jacu, que atrai a curiosidade dos turistas e moradores da capital paranaense.
“Eu digo que o café do Jacu não é especial, ele é exótico. Ele tem todo um processo diferenciado, onde o pássaro jacu seleciona os grãos mais vermelhos, mais maduros. Ele come esses grãos e faz todo o processo digestivo dentro dele. Ele defeca e o pessoal da Fazenda Camocim, que é o principal fornecedor do café do Jacu no Brasil, eles coletam esses grãos, fazem a seleção, torram o café e assim tem o café do Jacu”, explica Daniela.
De acordo com ela, o sabor especial do café está justamente no processo digestivo do pássaro, que tira a acidez do grão e deixa a bebida mais suave e adocicada. Conheça um pouco mais sobre a história do café inusitado:
Café do Jacu em Curitiba: preço e onde tomar
No Café do Mercado, o café do Jacu é vendido em pacotes de 100 gramas, 250 gramas e 500 gramas. A lata de 250 gramas custa R$ 339. Além disso, também é possível tomar o café na loja. A degustação do produto custa R$ 30.
“A gente serve uma dose do café do Jacu e uma dose do café do dia, para o cliente poder fazer essa degustação e sentir essa diferença entre ele e um café normal na xícara”, relata Daniela.
VEJA TAMBÉM:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail