Bom Gourmet
Burger King começa a vender hambúrguer vegetal igual à versão bovina
Após quatro meses de testes de aceitação, o Burger King começa a vender nesta quinta-feira (8) seu Impossible Whopper em larga escala. O hambúrguer, feito totalmente de vegetais com uma molécula que imita a suculência da carne bovina, estará disponível até setembro em mais de sete mil lanchonetes da rede nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de trazer a novidade ao Brasil.
Os testes com o hambúrguer vegetal começaram em abril em apenas sete estados norte-americanos, o que provocou uma corrida às poucas lojas que ofereciam o Impossible Whopper. Nelas, o movimento subiu 18,5% segundo dados da consultoria de análise de mercado Market Insights, contra uma queda de 1,75% nos outros restaurantes da rede.
Segundo Chris Finazzo, presidente do Burger King Estados Unidos, o hambúrguer vegetal agradou até mesmo quem já estava acostumado com a versão bovina. “Ouvimos um ótimo feedback e descobrimos que o Impossible Whopper atrai tanto os clientes frequentes como também um novo público que está entusiasmado com esta nova opção”, comentou em um comunicado à imprensa.
Ainda segundo a rede, o Impossible Burger é mais saboroso, suculento e mais nutritivo que o hambúrguer bovino, com 30% menos sódio e 40% menos gordura saturada do que a receita com proteína animal. Nos Estados Unidos, o sanduíche custa US$ 7 (R$ 27,83). Até então não havia uma produção em larga escala como há agora. O Impossible Whopper é um sanduíche semelhante ao Whopper tradicional, com o hambúrguer acompanhado de tomates e cebolas fatiados, picles picados, alface, maionese e ketchup em um pão com gergelim torrado.
Vem para o Brasil?
Ao Bom Gourmet, a rede informou que vai avaliar a aceitação do Impossible Whopper nos Estados Unidos antes de expandir a distribuição para outros países.
“Estamos acompanhando os resultados destes testes e caso eles se mostrem positivos, vamos estudar a possibilidade de trazê-lo para o Brasil. Por enquanto, contamos com uma opção vegetariana em todos os nossos restaurantes, o Veggie Burger”, explicou o Burger King em uma nota à reportagem. Essa versão do sanduíche vem com empanado crocante feito de batata e champignon, recheado com shimeji, shitake e queijo.
Igual ao de carne bovina
A carne vegetal semelhante à bovina começou a ser desenvolvida há quase dois anos em uma parceria do Burger King com a startup californiana Impossible Foods, que pesquisa alimentos naturais que substituam a proteína animal. Para o Impossible Whopper, a empresa criou um hambúrguer composto de uma série de ingredientes vegetais e estabilizantes, como proteína de soja, trigo, batata, óleo de coco, óleo de girassol, xantana e heme – o grande segredo da aparência.
O heme é uma molécula presente na hemoglobina do sangue, mas teve uma versão natural desenvolvida a partir de compostos da raiz da planta de soja. É ele que dá a coloração e a suculência ao Impossible Burger. Veja como foi o desenvolvimento do hambúrguer vegetal que tem a aparência e o sabor da versão bovina.
Além do Burger King, as criações vegetais da Impossible Foods também são vendidas em redes norte-americanas como a Qdoba, de comida mexicana; Red Robin, também de hambúrgueres; Charleston’s Restaurant, de comida casual; entre outras.