Thumbnail

Bom Gourmet

Bull Prime inaugura novo steak bar com carnes wagyu e dry aged

Andrea Torrente
21/08/2017 12:30
Os nobres cortes da raça wagyu e as carnes maturadas segundo a técnica dry aged são os protagonistas da terceira unidade da Bull Prime em Curitiba, cuja inauguração está prevista para terça, dia 29 de agosto. A nova casa traz um conceito diferente das demais unidades, que são um bistrô e um açougue, e aposta no estilo steak bar, com pratos para compartilhar e drinks para acompanhar. A nova Bull Prime fica no piso L3 do Pátio Batel, próximo à Livraria da Vila.
Foto: Reprodução/Tiago Ribas Arquitetura
Foto: Reprodução/Tiago Ribas Arquitetura
O cardápio completo e os preços ainda não foram divulgados, mas um dos carros-chefes da casa será a parrilla para duas pessoas servida na chapa de ferro. Terá também uma linha de linguiças: bovina, costela com queijo provolone, de cordeiro, quejio brie e menta, e suína. Um dos corte diferentes da casa é tomahawk, contra filé da parte da bisteca igual ao prime rib, porém com um osso de 30cm.
Além do restaurante, a unidade conta com um açougue – menor que as outras unidades – focado em cortes nobres, como a linha Black Series, própria da Bull Prime, que conta com carnes premium de raças britânicas, vindos de fazendas de São Paulo e Paraná, e também da raça Wagyu, vinda do município de Americana, São Paulo.
Picanha da linha Black Series venida no açougue da Bull Prime. Foto: Divulgação
Picanha da linha Black Series venida no açougue da Bull Prime. Foto: Divulgação

Dry Aged

Tipo de maturação a seco que é a tendência do momento. Nesse processo a peça é mantida numa câmara resfriada entre 0 e 2 graus C com ventilação forçada. Enquanto a camada externa resseca, o líquido, que contém o sabor da carne, se concentra no interior da peça. Entre 30 e 60 dias de maturação a carne adquire um sabor mais amanteigado, entre 60 e 90 dias ressaltam notas de caramelo e amêndoas, e após 90 dias, um gostinho de queijo azul.

Wagyu

A wagyu é uma raça bovina japonesa que produz a carne mais nobre e cara do mundo. Tem um marmoreio inigualável que a torna extremamente macia, saborosa e suculenta. A quantidade de gordura é medida numa escala de 1 (pouco marmoreio) a 12 (muito). A carne produzida no Brasil atinge em média um nível entre 4 e 6, ideal para churrasco. No Japão, o gado recebe tratamento peculiar para ter uma carne melhor: recebe massagens, cerveja na ração e tem o corpo borrifado com saquê. A carne produzida na região de Kobe é conhecida no mundo como Kobe Beef.
LEIA TAMBÉM

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail