Bom Gourmet
Dez restaurantes brasileiros estão entre os 100 melhores da América Latina, segundo ranking

Prato do restaurante Manu. Crédito: Rubens Kato
O Latin America's 50 Best Restaurants 2025 divulgou os estabelecimentos colocados entre as posições 51 e 100 do ranking, nesta terça-feira (18). A lista, que elege os melhores restaurantes do continente, conta com 10 endereços brasileiros, incluindo o curitibano Manu. Os 50 primeiros colocados serão revelados no dia 2 de dezembro, em cerimônia a cidade de Antígua, na Guatemala.
A cidade de São Paulo foi o destaque da lista, com seis estabelecimentos mencionados - mais do que qualquer outra do continente. Foram premiados os restaurantes Kotori (55º), Metzi (56º), Maní (67º), Cepa (73º), D.O.M. (74º) e Noitê (93º).
O brasileiro mais bem colocado do ranking foi o Origem, de Salvador, na 52ª posição. O curitibano Manu ocupa o 80º lugar. Além destes, também foram citados o Oseille (65º), do Rio de Janeiro, e o Restaurante Manga (99º), de Salvador.
A posição 51 foi do Pujol, restaurante da Cidade do México que trabalha com receitas típicas do país reinventadas, com foco em ingredientes usados na culinária indígena.


