Bom Gourmet

Brasil é destaque no S. Pellegrino Sapori Ticino, festival que começa nesta quinta (18)

Bom Gourmet
18/09/2025 10:36
Thumbnail

Prato elaborado com formiga saúva. Crédito: Rubens Kato

A 18ª edição do S. Pellegrino Sapori Ticino, um dos festivais mais tradicionais da alta gastronomia europeia, começa nesta quinta-feira (18). O evento, que promove jantares nas cidades da região do Cantão Ticino, na Suíça italiana, tem pela primeira vez o Brasil como país convidado e traz seis dos mais premiados chefs nacionais.
Os brasileiros selecionados para participar são Alberto Landgraf (Oteque, Rio de Janeiro), Ivan Ralston (Tuju, São Paulo), Luiz Filipe Souza (Evvai, São Paulo), Rafa Costa e Silva (Lasai, Rio de Janeiro), Manu Buffara (Manu, Curitiba) e Felipe Schaedler (Banzeiro, Manaus e São Paulo). Lá, irão cozinhar ao lado de chefs suíssos renomados, como Frank Oerthle (Arte al Lago), Dario Ranza (Principe Leopoldo) e Ivo Adam (The Chedi).
O jantar de abertura, nesta quinta-feira, acontece no restaurante Meta, em Lugano, com Alberto Landgraf como convidado. A abertura oficial do festival acontece no dia 22 de setembro, no Grand Hotel Villa Castagnola, também em Lugano, com os chefs Frank Oerthle e Ivan Ralston.
Os próximos jantares acontecem nas cidades de Ascona, Bellinzona, Locarno, Morcote e Mendrisio, seguidas de etapas fora do Cantão Ticino, em Genebra e Zurique.
O S. Pellegrino Sapori Ticino teve sua primeira edição em 2007 com o objetivo de promover a alta gastronomia no Cantão Ticino. Desde então, o festival já reuniu mais de 500 estrelas Michelin e 5.000 pontos Gault&Milau.