Bom Gourmet
Brasil, Argentina, Chile e Uruguai criam a Associação de Enólogos do Sul da América
Acaba de ser oficializada a criação da Associação de Enólogos do Sul da América (AEA). A iniciativa é fruto da união de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai que passam a trabalhar juntos na promoção e divulgação da vitivinicultura sul americana, além da valorização da profissão do enólogo.
O encontro foi realizado no início de janeiro, na Embaixada do Uruguai em Buenos Aires, com a participação de representantes dos membros efetivos de cada país.
“Não há fronteiras territoriais para o vinho”André Gasperin, representante brasileiro na AEA
Com a criação da AEA, os quatro países se comprometem a cumprir uma agenda de ações e eventos já programados para 2023. A Argentina, por exemplo, está trabalhando na formação da Federação de Enólogos, além da realização dos concursos Malbec al Mundo e Vinandino.
O Brasil concentra forças no Concurso do Espumante Brasileiro, na Avaliação Nacional de Vinhos, na nova lei vitivinícola brasileira e no reconhecimento legal da profissão de enólogo no país.
O Chile também manifesta sua preocupação em relação ao registro de enólogos, propondo-se a dar continuidade às degustações e seminários técnicos, bem como na capacitações e também atenção especial à comunicação entre os profissionais do setor.
Já o Uruguai destaca a avaliação nacional da vindima com a incorporação de novas variedades, empenhado em promover visitas técnicas em diferentes regiões do país, além de atuar na busca de uma sede própria.

Membros fundadores da Associação de Enólogos do Sul da América (AEA):
Agustín Gamba – Uruguai |André Gasperin – Brasil|Elba Hornazabal - Chile |Fernando Pettenuzzo – Uruguai |Fernando Piccardo – Uruguai|Manuela Astaburuaga – Chile|Miguel Codatto - Argentina|Miguel Fontana – Argentina