Bom Gourmet Negócios
Projeções econômicas para 2024 são favoráveis, aponta economista
Boletim FoodCo.
As projeções econômicas para o ano de 2024 são favoráveis, e a melhora nos indicadores vista em 2023 deve continuar, de forma mais modesta. O preço dos alimentos, porém, pode ter um aumento mais expressivo, em cerca de 4,10%. Essa é análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
O IPCA (Indicie de Preços ao Consumidor) é projetado em 3,91% e a inflação deve permanecer sob controle. Quanto à taxa de juros, a expectativa é de uma expressiva redução, atingindo cerca de 9%. Para o economista, a redução é boa notícia, apesar de não atingir o patamar ideal para a economia.
O PIB (Produto Interno Bruto) deve apresentar crescimento modesto, em torno de 1,52%. Apesar do índice ser menor que o de 2023, Tonin chama atenção para o fato de que esse crescimento será impulsionado pelos setores de serviço e indústria, em um momento de estabilidade do setor agropecuário. O setor de serviços deve crescer em 1,7% e o setor industrial, em 1,66%.
O consumo das famílias tem um aumento projetado em 1,85%, impulsionado pela expansão do mercado de trabalho, redução do endividamento e maior disponibilidade de crédito.
“De maneira geral, o panorama para 2024 parece favorável, trazendo boas perspectivas e oportunidades. Este é um momento oportuno para nos dedicarmos e trabalharmos arduamente, tanto em nossos negócios como em nossa vida pessoal, a fim de alcançar um ano de sucesso e realizações”, conclui Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.
VEJA TAMBÉM