Bom Gourmet Negócios
Muito além da maçã: Apple Caramel aposta em tecnologia e lança franquias com vending machines
A Apple Caramel entrou no ramo de tecnologia. Explico. Há 10 anos no mercado, a empresa curitibana lançou neste mês de novembro um novo modelo de franquias: vending machines de maçãs carameladas, a primeira do tipo na América Latina.
Pensada e adaptada para as maçãs especiais e as caramel turtles (sobremesa feita apenas com a cobertura da maçã), a primeira máquina já está em operação. Ela fica no corredor principal do piso L3 do Shopping Curitiba, no centro da capital paranaense.
As maçãs da Apple Caramel são produzidas com a variedade Granny Smith. Depois de retirada a cera da casca, a fruta recebe uma generosa camada de caramelo macio, chocolate belga e cobertura. Além de saborosas, elas são de encher os olhos. O que as coloca na categoria de indulgências presenteáveis. E é justamente nesse nicho que a Apple Caramel quer pegar o público com as vending machines.

Simples de operar, a máquina garante a compra rápida de uma lembrancinha de última hora. A sacola em papel kraft, também disponível na vending machine, completa a experiência prática e rápida -se você chega com o sabor definido, a operação é finalizada em menos de um minuto - de compra do presente.
Vending machine de maçã caramelada demorou dois anos para ser desenvolvida
Para entregar toda essa praticidade, muita tecnologia e engenharia foram necessárias. Produzida na China, a vending machine de maçãs carameladas é inteira em ferro e conta com um sistema de inteligência embarcado. Para chegar à máquina ideal, foram necessários dois anos. A principal barreira: criar um sistema de entrega ao cliente que não danificasse as delicadas maçãs.
O desenho da máquina foi pensado pela CEO da empresa, a advogada Daiana Borges. "Eu cheguei a montar uma maquete para mostrar de forma mais clara o que eu buscava", conta. Depois, o trabalho foi encontrar alguem que produzisse o que ela queria. A resposta veio de uma empresa da China especializada em vending machines. Surgiu o sistema que combina elevador e esteiras rolantes para tirar das prateleiras e entregar o produto sem danos ao cliente.

A embalagem foi outro desafio. No lugar de folhas de papel e plástico, entraram caixas específicas para receber as maçãs. Elas foram pensadas para garantir a exposição e conservação do produto. Além de terem o tamanho justo para a esteira..
Temperatura e iluminação também foram ajustados para a melhor conservação e exposição das maçãs e outros produtos de linha da Apple Caramel. O refrigerador da vending machine está programado para ficar sempre entre 18 °C e 24 °C . A iluminação segue os padrões de exigência do shopping, podendo ser adaptado às necessidades de outros locais.
"As maçãs duram até 12 dias depois de prontas. Isso acontece graças à acidez da fruta e também porque, quando é preparada, a maçã não é danificada. Pelo contrário, o açúcar do caramelo acaba se tornando uma proteção para ela. Temos uma cliente que está em Dubai. Uma vez por mês, enviamos para ela uma caixa com 20 maçãs. Elas vão de avião e chegam lá intactas", diz Daiana.
Segundo a CEO da Apple Caramel, as vending machines de maçãs carameladas devem chegar, em breve, inclusive aos Emirados Árabes. "Estamos em negociação para enviar esse modelo da vending machines, com as nossas maçãs, para lá", afima.
Enquanto não chega aos Emirados, por aqui, as vendig machines de maçã caramelada devem ganhar mais cidades do Brasil em breve. Já na primeira semana pós-lançamento, cerca de 40 investidores demonstraram interesse em levar a máquina para outros shoppings do país, segundo Daiana.
Aqui no Brasil, o foco nesse primeiro momento são os estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e, claro, o Paraná. No exterior, além dos Emirados Árabes, a Apple Caramel está em negociação com Miami, onde três máquinas devem ser instaladas no começo de 2023.
A fraquia de vending machines de maçãs carameladas custa R$ 160 mil e a expectativa é de que o investimento seja 100% recuperado em até 6 meses. E não é necessário o franqueado estar na cidade para fazer o controle de caixa e estoque da máquina.
Como conta com um sistema de inteligência e está conectada a internet, todas as vendas podem ser acompanhadas on-line. "O franqueado controla todas as informações à distância e em tempo real, como vendas e estoque”, detalha a CEO da empresa.