Bom Gourmet Negócios
IFood cria grupo de escuta com donos de restaurantes para fortalecer relação com o setor
Se você é um usuário recorrente de iFood deve ter notado algumas mudanças no aplicativo nos últimos meses. O chat com os restaurantes, por exemplo, passou a ser direto, facilitando a comunicação entre parceiro e cliente. A mudança é resultado de pedidos do grupo de trabalho formado por 25 donos de restaurantes selecionados e convidados pelo iFood para apontar as dificuldades que encontram para trabalhar com a plataforma e sugerir melhorias.
O grupo é um dos principais movimentos da empresa para se aproximar e fortalecer a relação com esse que é um importante participante do ecossistema iFood: o restaurante. Chamado de Fórum de Restaurantes, o encontro ocorre mensalmente. O primeiro foi em março e outros seis ainda devem ser realizados até o fechamento do programa, em março de 2023.
Durante os eventos, representantes de cada restaurante compartilham necessidades na relação com o iFood e passam feedbacks sobre as melhorias em ferramentas e processos em implementação. Entre um fórum e outro, são feitos encontros menores para trocas em relação a temas pontuais e testes de novas funcionalidades.
“O iFood hoje tem 300 mil parceiros em todo o país. São negócios de perfis diversos, mas com o grupo estamos conseguindo entender melhor as necessidades. Uma melhoria que implementamos, por exemplo, é o chat no gestor de pedidos para ajudar na resolução de problemas operacionais”, comenta o VP de Restaurantes do iFood, Arnaldo Bertolaccini.
O executivo destaca também ações que os clientes não percebem diretamente, mas que para os donos de restaurante têm um grande impacto, como a implementação de campanhas inteligentes. Nesse caso, o próprio sistema ajuda a definir como o dinheiro alocado pelo restaurante para promoções será usado para gerar mais vendas dentro da plataforma.
Dados compartilhados e educação à distância são outras ações do iFood
Outra ferramenta pontuada por Bertolaccini é o Portal do Parceiro. Além de informações gerais, o parceiro consegue verificar no portal dados da sua própria operação, como relatórios detalhados dos pedidos, avaliações e porcentuais de cancelamentos. Segundo Bertolaccini, o que se observa é que os restaurantes que utilizam o canal têm um nível de sucesso superior ao dos que não usam.
Ainda dentro dessa estratégia de fornecer ferramentas para os restaurantes melhorarem a atuação, o iFood mantém parcerias com plataformas de educação à distância para disponibilizar cursos de capacitação aos restaurantes. Como ter visibilidade no aplicativo; Como montar um cardápio de sucesso e as Melhores práticas de gestão de cozinha são alguns dos cursos disponíveis no programa iFood Decola.
A plataforma também possui programas de incentivo, como o Super Restaurante, que certifica com um selo especial os parceiros que se destacam pelo atendimento. Para isso, a casa deve ter uma média de avaliação igual ou maior a 4,7, baixo porcentual de cancelamentos (0,90%) e de chamados abertos pelos clientes (0,30%).
Em três anos de programa, já foram mais de 110 mil restaurantes reconhecidos. Os restaurantes que conseguem se tornar Super têm mais visibilidade no aplicativo e recebem recompensas, como subsídios para cupons de desconto para os clientes.
“Temos consciência de que temos muito o que melhorar na nossa relação com os restaurantes, mas estamos trabalhando para amanhã ser muito melhor que hoje. Um dos caminhos foi abrir canais para os restaurantes mostrarem as suas dores. Isso encurta caminho para nós e nos dá agilidade para implementar as soluções necessárias”, diz Bertolaccini.