Bom Gourmet Negócios
Grupo Obst. inaugura Ninna e já vislumbra novos projetos
Encabeçado pelo premiado chef Lênin Palhano e o empresário Marcelo Vaz, o Grupo Obst. abriu o Ninna Cozinha ao público nesta quarta-feira (30). Esse é o terceiro empreendimento do grupo, que com pouco mais de um ano de existência já conta com outras duas operações -- o Obst. Lugar e o Lênin Palhano Cozinha de eventos -- e se prepara para mais desafios nos próximos meses.
Discreto, Palhano mantém segredo sobre o que vem por aí. "Temos alguns outros projetos em andamento. Mas a gente opta em trabalhar em silêncio, de uma forma mais discreta. No momento oportuno, falamos mais."
A justificativa para manter o mistério: não gerar expectativas e, por consequência, possíveis frustrações. Mas, se Lênin não fala, os passos do grupo sinalizam que novidades vão chegar em breve.
Em paralelo à inauguração do Ninna Cozinha, o Grupo Obst. finaliza nos próximos dias as obras da sua cozinha de produção, na região central de Curitiba. O espaço de 260 m² e recheado de equipamentos de ponta centralizará toda a parte de pré-preparos, panificação e sobremesas das casas do grupo.
"Tudo vai ser feito lá para gerar um padrão e para a gente aumentar a produtividade das casas também no quesito horas de serviço", diz Lênin.
A cozinha de produção também servirá como uma base de testes. Será usada, por exemplo, para os pratos do novo cardápio do Obst. Lugar. A casa ficará fechada pelos próximos dois meses. O intervalo servirá para reformulação do cardápio e da estrutura e também como uma estratégia para integrar as equipes.
Ninna é acolhedor e ousado
O time do irmão mais velho do Ninna Cozinha vai apoiar o da nova casa pelos próximos 60 dias. A proposta ousada do Ninna exige. O restaurante de 120 lugares, localizado na Desembargador Motta 1861, fica aberto de segunda a sábado das 8h às 23h. Aos domingos, a casa abre das 9h às 17h.
Com um cardápio confortável, mas longe de ser óbvio, a cozinha do Ninna funcionará em dois turnos. Cada um deles com 12 pessoas. O comando no dia a dia fica pro conta do chef gaúcho Willian Peters, que desde o ano passado faz parte do grupo.
A movimentação da equipe comandada por Peters pode ser vista pelo cliente logo que entra no restaurante. Espaçosa e com bancadas em mármore branco, a bela cozinha envidraçada segue a suavidade presente em todos os elementos do salão. A casa acolhe. E foi esse o conceito que Lenin pensou para o Ninna quando iniciou o desenho do projeto do grupo Obst em 2020, no começo da pandemia de Covid-19.
Sociedade oportuna ajudou a criar o Grupo Obst.
Trabalhando na época no restaurante Nômade, do Hotel Nomma, Lênin aproveitou os meses de isolamento para planejar as operações que agora se concretizam dentro do Grupo Obst. Os projetos pensados por Lênin saíram do papel e ganharam velocidade a partir da sociedade com o empresário Marcelo Vaz.
"O Marcelo voltou dos Estados Unidos no início da pandemia disposto a abrir frente em negócios de gastronomia. Para decidir os investimentos, contratou uma pessoa para assessorar ele nisso. Essa pessoa lembrou de mim. O momento coincidiu muito. Eu estava com todo o esqueleto do projeto do grupo desenhado. O Marcelo olhou aquilo e falou: tudo bem, é isso que eu quero fazer. Começamos", conta Lênin.
O encontro providencial promete render ainda mais frutos para a gastronomia de Curitiba -- e talvez nacional? Embora não conte os próximos passos do Grupo Obst., Lênin revela desejos. O principal deles: construir algo que vá além do seu nome. Para isso, a estratégia que o premiado chef escolheu foi investir em pessoas.
"O meu papel agora é buscar desenvolver novos chefs, novos talentos, novas pessoas de bares, novos maîtres. Não quero trabalhar na marca do meu nome. Eu preciso criar negócios inteligentes que precisam de pessoas inteligentes."
Estará aí mais pista do que o Grupo Obst. prepara para breve? A ver. Por enquanto, aproveitamos a leveza e as delícias do Ninna Cozinha.