Bom Gourmet Negócios
Criatividade será essencial a bares e restaurantes para lucrarem na Páscoa e no Dia das Mães
Março não foi dos melhores meses para o setor de alimentação fora do lar. Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que no último mês quase 1/3 das casas associadas terminaram o mês no vermelho e outros 36% empataram custo e faturamente. Mas, a proximidade da Páscoa e do Dia das Mães deixam o cenário mais otimista, indicando a possibilidade de um refresco nas contas.
Para tanto, no entanto, criatividade e negociação com fornecedores serão essenciais. É essa a análise do economista João Ricardo Tonin no Boletim FoodCo. desta semana. O boletim é um conteúdo exclusivo para os assinantes da plataforma FoodCo., a maior comunidade on-line de donos de bares e restaurantes do Brasil.
Em sua análise dessa semana, Tonin ressalta que o alto grau de endividamento das famílias brasileiras - quase 80% estão endividadas e, dessas, 29% têm contas atrasadas - tira os clientes dos restaurantes no dia a dia. Mas, as datas especiais ainda são motivo de uma refeição fora do lar. Desse modo, Páscoa e Dia das Mães tendem a ser ainda mais importantes para o caixa dos restaurantes neste ano.
Para o menu das datas, a palavra de ordem é criatividade. É o momento de procurar alternativas mais baratas, mas ainda assim saborosas, a insumos tradicionais da época, como o bacalhau, por exemplo.
"O estabelecimento precisa aproveitar a oportunidade para criar um cadápio de Páscoa com insumos como tilápia, camarão e outros frutos do mar que são mais acessíveis que o bacalhau", recomenda Tonin.
Para ter acesso ao Boletim Econômico na íntegra e outros conteúdos essenciais para empresários do setor de alimentação fora do lar, assine a plataforma FoodCo. Maior comunidade digital de donos de bares e restaurantes, a plataforma reúne 14 mil empresários do setor em uma rede de comunicação, troca e informação.