Bom Gourmet Negócios
Retomada da economia indica bom momento para investir, mas mantenha reservas
"Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe." É com esse ditado popular que o economista João Ricardo Tonin finaliza a análise econômica do Boletim FoodCo. desta semana. Por quê? Porque os dados que ele apresenta sobre o cenário econômico brasileiro neste momento são positivos. Mas, como o seguro morreu de velho (para continuarmos nos ditados populares), Tonin recomenda aos empresários manterem uma reserva para enfrentar dias de possível retração econômica em 2023.
Para comprovar que o cenário atual é positivo e há uma retomada do potencial anterior à pandemia, Tonin traz dados de três pilares econômicos importantes. O economista mostra que houve um crescimento do mercado de trabalho, aumento da confiança dos empresários e uma redução dos custos, com registro de deflação em junho e julho deste ano.
No entanto, em sua análise econômica, Tonin prevê que em 2023 o Brasil deverá começar a sentir de forma mais intensa os efeitos do desaquecimento da economia global. O que isso significa? Se você é empresário, aproveite o bom momento para fazer investimentos de expansão e consolidação do seu negócio. Mas lembre-se de manter uma boa reserva. Porque o próximo ano tende a ser de pé no freio.
Essa análise econômica completa e em áudio está disponível para os assinantes da plataforma FoodCo, a maior comunidade de donos de restaurantes do Brasil. São 13 mil empresários do setor em uma rede on-line de networking, troca de experiências e diversos conteúdos exclusivos e necessários para empreendedores da área de alimentação fora do lar.