Bom Gourmet Negócios
Alimentação fora do lar fecha janeiro com crescimento de 19,6%
O segmento de alimentação fora do lar fechou o primeiro mês de 2023 com crescimento de 19,6%, segundo o Índice de Desempenho Foodservice (IDF), do Instituto Foodservice Brasil (IFB). O levantamento foi feito entre empreendedores associados ao órgão e o resultado é comparativo ao mesmo período de 2022.
Sobre o número de transações, a alta foi de 9,4% e, no ticket médio, houve crescimento de 35,9%, chegando a 8,5% no período de 12 meses. Já o número de lojas se manteve estável, com variação positiva de 0,2%, atingindo um total de 6.673 unidades no país. A participação da modalidade delivery chegou a 18,9% das vendas no primeiro mês de 2023.
Na análise sobre variação de faturamento dos associados do IFB nos canais de venda, a pesquisa aponta que 16% vêm das lojas de rua e 25,1% são provenientes das unidades localizadas em centros comerciais.
De acordo com o Head de Marketing do IFB, Lucas Roberto, o estudo faz um recorte importante do setor, já que traz insights sobre os principais representantes do segmento. Para ele, o mês de janeiro comprova a consolidação dentro de um dos setores mais prejudicados pelo fechamento dos estabelecimentos durante a pandemia.
“Apesar da crise econômica prevista para este ano, os níveis pré-pandemia devem ser atingidos nos próximos meses. O mais importante é que os empreendedores sigam atentos às pesquisas de mercado e ligados às associações para traçarem estratégias assertivas”, explica Lucas.
O IFB realiza pesquisas mensais sobre os movimentos do foodservice e busca soluções para temas que impactam o mercado. O IDF é um dos mais importantes indicadores da área.