Thumbnail

Bom Gourmet Negócios

Restaurantes corporativos: a tecnologia e inteligência das cozinhas que servem milhares de colaboradores todos os dias

Francielli Xavier
13/12/2022 19:55
Comida saborosa, com o total aproveitamento dos insumos e com cardápio variado. Sim, é possível comer bem, todos os dias, no restaurante da “firma”.  A Sodexo On-site, empresa líder em serviços de alimentação e facilities, acaba de inaugurar um restaurante dentro de um complexo logístico na região de Curitiba e nós fomos conhecer como funciona a produção de mais de 1.400 refeições por dia.
Primeiro, é preciso entender que a Sodexo, conhecida na operação de vale alimentação, também presta serviço de refeições para mais de 2 mil empresas no Brasil. São culinárias e perfis de colaboradores variados, que diferem em ingredientes, temperos e necessidades.
“Nós temos uma plataforma food, com profissionais especializados em criar cardápios que sejam criativos, sustentáveis, que respeitem as regionalidades, que sejam saborosos e nutritivos”.
Katia Beal, diretora de operações da Sodexo On-site Brasil

Inteligência

Depois dos menus prontos, os pratos são padronizados com ingredientes e processos adaptados à região atendida e aos processos da Cozinha Inteligente® Sodexo. Uma estrutura com equipamentos modernos, que não utilizam fritura e gás. Nela os alimentos são preparados em grandes fornos de convecção elétricos (air fryers gigantes), que reduzem em 50% o tempo de cocção dos alimentos, sem alterar o sabor.
Fornos de convecção elétricos são usados para o preparo da maior parte dos alimentos.
Fornos de convecção elétricos são usados para o preparo da maior parte dos alimentos.
Na cozinha da unidade de Campina Grande do Sul, 20 funcionários se revezam em 3 turnos e operam 2 fornos com capacidade para preparar 10 bandejas por vez. O forno grelha, assa e frita (sem óleo) através de um painel touch. Para grelhar frango, por exemplo, são 8 minutos. Além dos fornos, duas panelas basculantes são usadas para pré-cozinhar algumas carnes e fazer sopas.

Sustentabilidade

Um dos pilares da Cozinha Inteligente é a sustentabilidade e o aproveitamento integral dos ingredientes. “Ao oferecer pratos feitos com talos, cascas e outras partes dos alimentos que as pessoas não estão acostumadas a ingerir, nós estamos mostrando para o nosso consumidor o valor desse produto, para que na casa deles essas partes também sejam consumidas", afirma Katia.
Com a utilização integral dos ingredientes, a Cozinha Inteligente gera 30% menos resíduos orgânicos. Além disso, por não utilizar nenhuma fritura, são utilizados 40% a menos de óleo em relação à cozinha convencional. Outras vantagens do processo inteligente é a economia de água (-21%) e o consumo de energia elétrica (-32%).
Para quem opera as máquinas, os benefícios continuam. “A qualidade de vida do time que trabalha na Cozinha Inteligente® Sodexo é muito melhor porque são equipamentos que exigem menos esforço braçal e garantem uma entrega muito melhor. Os equipamentos são tão inteligentes que são até autolimpantes ”, garante Katia.

Serviço 24 horas

O  restaurante Brasil Sabor by Sodexo fica dentro do complexo da Capital Realty, em Campina Grande do Sul, um dos maiores condomínios logísticos do Sul do país.
Como se trata de um centro de armazenamento e escoamento de produtos, o restaurante funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.  Cada empresa que atua no condomínio precisa da alimentação em um horário diferente. “Por isso, aqui, nós servimos desde café da manhã, almoço, ceia e janta”, afirma Michelly Carpinelly, Gerente de Operações.
Já na entrada da unidade, o colaborador consegue visualizar o cardápio eletrônico do dia. O buffet oferece comida caseira em horários fixos e, através do agendamento em totens, é possível personalizar os preparos e os temperos na hora. Há inclusive opções de refeições menos calóricas, para quem não quer sair da dieta.
Buffet de comida caseira da unidade Sodexo de Campinha Grande do Sul.
Buffet de comida caseira da unidade Sodexo de Campinha Grande do Sul.
“Como o setor de logística não pára, nós estamos prontos para flutuações de demanda e também para reuniões, coffee breaks, jantas fora do schedule pré definido”.
Michelly Carpinelly, Gerente de Operações
E para aqueles que deixam o almoço para mais tarde, ou querem um lanche fora de hora, o local possui também um café com produtos prontos, tais como bebidas, sorvetes e sobremesas.
“É uma comodidade que agrega conforto, saúde e segurança para os funcionários das empresas que atuam no condomínio. Agora, eles não precisam mais sair para fazer as refeições e a portaria pode se concentrar nos visitantes e não mais no entra e sai de colaboradores”, afirma Rodrigo Demeterco, presidente da Capital Realty.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail