Bom Gourmet
Bom Gourmet embarca para Belo Horizonte em missão técnica do MoviMente Curitiba Gastronômica
Fígado com jiló servido no Mercado Central: um dos pratos típicos da gastronomia de Belo Horizonte. Divulgação
Quais os segredos que levaram Belo Horizonte a ganhar o selo da Unesco e "Cidade da Gastronomia"? Referência quando o assunto é hospitalidade e boa comida, a capital mineira não chegou a essa posição do dia para a noite. O caminho, que segue sendo trilhado até hoje, mistura políticas públicas e ações do setor privado que reconhecem e valorizam os elementos únicos da cultura mineira. E é em busca de entender esse trabalho que o Bom Gourmet junto com o MoviMente Curitiba Gastronômica embarca nesta segunda-feira (06) para Belo Horizonte.
O MoviMente Curitiba Gastronômica é um movimento plural, que abrange diversos setores da sociedade com o foco em valorizar o cenário gastronômico curitibano. Desde 2023, o Sebrae/PR, a seccional paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), o Senac PR, a Prefeitura de Curitiba e o Bom Gourmet, atuam para identificar, valorizar e promover a identidade gastronômica da cidade.
Também participam da iniciativa criadores de conteúdo, representantes do setor de foodservice, donos de bares, cafés e restaurantes de Curitiba. A ideia do movimento lançado na cerimônia do Prêmio Bom Gourmet 2023 é impulsionar a cadeia do setor, a fim de reconhecer a sua essência, bem como fortalecer negócios que gerem bons resultados e bem-estar das pessoas.
O roteiro de três dias que o MoviMente fará em Belo Horizonte tem como objetivo conhecer boas práticas de políticas públicas para a gastronomia, além de capacitações, posicionamento de identidade e trabalhos com a cadeia produtiva. O roteiro foi elaborado para que a equipe da missão técnica possa colher informações e ter insights preciosos para no futuro implementar ações que também promovam e valorizem a identidade gastronômica de Curitiba e fortaleçam o setor.
A visita técnica incluirá a participação no evento Prepara Gastronomia; realizado pelo Sebrae-MG para impulsionar o setor de alimentação fora do lar; reuniões com gestores da Belotur, da Frente Gastronomia Mineira e da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, além de visitas a restaurantes e ponto turísticos emblemáticos da cidade por sua gastronomia. Entre os locais que serão visitados estão o Mercado Central, o Mercado Novo e os restaurantes Dona Lucinha, Tupis e Pacato.
Entenda o MoviMente Curitiba Gastronômica
O MoviMente Curitiba Gastronômica surgiu a partir de uma provocação do Bom Gourmet ainda em 2022. Desde então, representantes do setor público e privado passaram a se mobilizar para tornar a gastronomia da capital paranaense uma referência no Brasil. Uma das líderes do MoviMente, a consultora do Sebrae/PR, Marcia Giubertoni, explica que o movimento conta com diversos projetos para colocar a gastronomia curitibana não só em evidência no Paraná, mas também no Brasil.
“São dez projetos que permeiam desde a construção da identidade da gastronomia da cidade, passando pela divulgação de ações já existentes e que fomentem esse cenário, além de possíveis capacitações em diversas áreas”, afirma Márcia.
Para o presidente da Abrasel-PR, Luis Fernando Menuci, a expectativa é promover a identidade gastronômica de Curitiba, em especial auxiliando na identificação dos elementos étnicos, culturais e históricos que contribuíram para estabelecer a culinária regional. "Como um dos pilares da Abrasel é desenvolver a setor da alimentação fora do lar, percebemos que podemos e devemos fazer esse trabalho de valorização da cultura e, da mesma forma, fazer com que o setor se desenvolva a partir disso”, comenta Menucci.
Também parte do MoviMente, o diretor da Gold Food Service, Ozeias Oliveira, diz acreditar que a inciativa impactará nos negócios à medida em que capturar a identidade gastronômica de Curitiba, trabalhá-la e divulgá-la para todo o Brasil. “Sem dúvida, podemos reivindicar que somos um destino de turismo gastronômico. Com o aumento do fluxo de clientes, consequentemente teremos aumento do faturamento e rentabilidade e, principalmente, a geração de empregos.”
A missão técnica do MoviMente Curitiba para Belo Horizonte ocorre entre 6 e 8 de abril. O dia a dia da missão técnica e dicas com alguns dos melhores destinos gastronômicos daa capital mineira você poderá acompanhar aqui, no site do Bom Gourmet, e também em nossas redes sociais.