Bom Gourmet Stage
Startup oferece serviço de logística reversa para embalagens de comida no delivery
A pandemia do coronavírus fez com que os gastos com delivery de comida crescessem 103% no Brasil no primeiro semestre de 2020, de acordo com pesquisa divulgada pela empresa Mobills. Aplicativos como iFood, Uber Eats, 99 Food e Rappi ganharam ainda mais notoriedade entre os consumidores e proprietários de restaurantes e bares.
Se por um lado o delivery foi fundamental para manter a economia e a operação dos negócios, por outro ele aumentou a demanda por embalagens descartáveis. Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o avanço do setor de delivery de alimentos no Brasil provocou um crescimento de aproximadamente 30% no descarte de embalagens, com destaque para itens plásticos e de papelão.
Para garantir uma solução para o problema do lixo e promover uma operação mais sustentável para as operações de food service, a startup Turtle Box criou um sistema de logística reversa de embalagens de delivery retornáveis. A empresa fornece, coleta, higieniza e retorna as embalagens para os restaurantes parceiros, possibilitando uma experiência diferenciada e ecologicamente correta para os clientes, sem aumentar os custos para os empresários.
“Nosso objetivo é fazer com que a logística reversa aconteça, por isso dependemos de pessoas que estejam dispostas a devolver a embalagem. Para estimular os consumidores, oferecemos o benefício de cashback no iFood. A cada quatro embalagens devolvidas, o cliente ganha R$ 10 para usar no próximo pedido pelo aplicativo”, afirma Igor da Cunha Felix, um dos idealizadores da empresa.
Futuro mais sustentável
O Brasil descarta mais de 79 milhões de toneladas de lixo anualmente. Aproximadamente um terço de todo lixo doméstico produzido nos lares brasileiros corresponde a embalagens que, na maioria dos casos, são usadas apenas uma vez. Muitos desses resíduos não são reciclados e acabam nos oceanos, prejudicando a vida marinha e os ecossistemas.
A proposta da Turtle Box é mudar esse cenário e construir a base para um futuro mais sustentável e com consumidores mais conscientes. Com um modelo de negócio simples e eficiente, a startup deseja reduzir a quantidade de lixo gerada pelo sistema de delivery de alimentos.
O negócio funciona da seguinte maneira: o restaurante recebe o pedido do cliente pela plataforma de delivery com a solicitação de uso da embalagem retornável. Após o consumo, o cliente retorna a embalagem para a empresa. A equipe da Turtle Box coleta, higieniza e devolve as embalagens para os restaurantes.
“Para participar, na hora de fazer o pedido de comida, é possível escolher a embalagem da Turtle Box. Ao acumular quatro embalagens em casa, o cliente pode solicitar que um motoboy da nossa equipe faça a coleta. Na higienização das embalagens, utilizamos todos os protocolos sanitários”, explica Igor da Cunha Felix.
Projeções de crescimento
A embalagem retornável da Turtle Box pode ser usada 500 vezes, reduzindo significativamente os custos para os restaurantes. Além disso, o modelo ajuda a fidelizar clientes, posiciona os estabelecimentos parceiros como marcas sustentáveis e oferece praticidade e comodidade.
“Nossas soluções são mais sustentáveis e o preço das embalagens é bem competitivo, quando comparado com as embalagens comuns. Nosso objetivo é gerar um impacto ambiental positivo. Para o restaurante parceiro, a Turtle Box oferece uma opção ecologicamente correta, que melhora a experiência do cliente e aumenta o capital de giro, já que o restaurante só paga pela embalagem depois de realizar a venda para o consumidor final”, diz Igor.
“Nós estamos replanejando a nossa estratégia de crescimento para o próximo ano. Atualmente, estamos atuando em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas nossa expectativa é levar o modelo de negócio para a cidade de São Paulo logo no início de 2021”, completa Igor.
Bom Gourmet Stage
Atualmente, a Turtle Box participa do Bom Gourmet Stage. Ao lado de cinco startups, a empresa recebe mentoria e mídia. Por fim o Bom Gourmet promoverá uma rodada de negócios para atrair investidores, em março. A Gold Food Service; Jasmine; Connecty Pay; Compagas; Ouro Fino; e Paganini patrocinam o Bom Gourmet Stage.
Para saber mais sobre a solução da Turtle Box de embalagens retornáveis para delivery, acesse o site oficial da startup.