Bom Gourmet Stage
Startup paranaense de impacto social ganha prêmio da Fundação Boticário e lança livro de receitas caiçaras
Incentivar o consumo do pescado local e fomentar a economia da pesca artesanal sempre foram os principais objetivos da startup do litoral paranaense “Olha o Peixe”, que oferece um serviço de impacto social, conectando pescadores e o mercado consumidor.
O modelo de negócio da empresa consiste em um sistema de comercialização e delivery de pescados frescos diretamente ao consumidor ou restaurantes. A startup faz a ponte entre as comunidades pesqueiras e os clientes, garantindo negociações mais justas, pescarias mais seletivas e com menos impacto ambiental.
A empresa oferece um sistema de encomendas online e um clube de assinaturas, nos quais pessoas físicas e jurídicas podem comprar os peixes direto dos pescadores, fortalecendo o consumo consciente e a pesca artesanal.
Planos de expansão para 2021
Com a previsão de ampliar sua área de atuação em 2021, atendendo o litoral do Paraná e a Região Metropolitana de Curitiba, a empresa decidiu investir em duas frentes para conquistar reconhecimento de marca e alavancar suas vendas. A primeira iniciativa é o desenvolvimento de um aplicativo próprio e a segunda é a implementação de uma estratégia forte de marketing de conteúdo.
O app de vendas ainda não tem data para lançamento, mas é financiado pela Fundação Boticário, como resultado da premiação no valor de R$ 10 mil recebida pela startup por ter conquistado o primeiro lugar no Programa Natureza Empreendedora no fim de 2020, que dá visibilidade a negócios inovadores e que contribuem com a conservação da biodiversidade.
Já a estratégia de conteúdo, que tem o objetivo de educar e engajar os clientes e divulgar a cultura pesqueira das comunidades locais, já está em andamento. O primeiro projeto da startup foi a criação de um livro de receitas produzido com o apoio de cozinheiros profissionais do Paraná e do Instituto Linha D'Água.
No e-book intitulado “Da pesca artesanal pra sua mesa - Conhecendo e preparando os pescados paranaenses” (que pode ser baixado gratuitamente no site da empresa), estão disponíveis preparações à base de pescado, com destaque para as espécies encontradas no litoral do Paraná, como o atunzinho, o bagre, a cavala, o camarão branco, o caranguejo, entre outras.
“Estamos fazendo a divulgação gratuita desse livro de receitas sobre os pescados do Paraná para promover o compartilhamento de informações de qualidade sobre nossos pescados e pescadores locais”, explica Bryan Muller, proprietário da Olha o Peixe.
Homenagem à cultura caiçara
O livro de receitas da Olha o Peixe faz uma verdadeira homenagem à cultura caiçara paranaense. O material é riquíssimo e apresenta um registro das 13 comunidades pesqueiras participantes, um mapa ilustrado, informações nutricionais sobre pescados e frutos do mar, dados sobre espécies ameaçadas de extinção e conteúdo sobre anatomia dos peixes, cortes e consumo de pescados.
O e-book também reforça as características da pesca artesanal no litoral do Paraná, destacando a tradicionalidade de uma atividade passada de geração para geração dentro das comunidades pesqueiras.
Olha o Peixe no Bom Gourmet Stage
A Olha o Peixe é uma das startups do programa de aceleração Bom Gourmet Stage. A iniciativa visa apoiar negócios inovadores no setor de food service e é desenvolvida pelo Bom Gourmet Negócios. A Gold Food Service; Jasmine; Connecty Pay; Compagas; Ouro Fino; e Paganini patrocinam o programa.
Para saber mais sobre a startup e seu clube de assinatura de pescados, basta acessar o site oficial.