Bebidas
Piquenique e menus especiais: vinícolas de SC têm mais do que degustação de vinhos
Com mais de 170 rótulos premiados no Brasil e exterior, a região da Serra e do Vale do Contestado, em Santa Catarina, tem se destacado pela produção dos vinhos finos de altitude. Os rótulos são produzidos em vinícolas localizadas entre 900 e 1.400 metros acima do nível do mar, o que já garante mais um atrativo: a paisagem.
Ao todo, 22 vinícolas, de nove cidades diferentes, formam a Rota dos Vinhos Finos de Altitude. Juntas, elas são responsáveis por produzir 1,5 milhão de garrafas de vinhos e espumantes por ano. Só em março, época de colheita, conhecida como vindima, a região recebeu mais de 55 mil turistas. Por esses fatores, o setor é uma das apostas da Abrasel-SC para aquecer a gastronomia catarinense em 2018.
Mas os amantes do vinho não precisam se contentar apenas com o frio e as degustações dos rótulos. As vinícolas de SC vêm investindo em piqueniques ao ar livre, regados a massas, pães e azeites de qualidade, restaurantes refinados e produtos exclusivos. Confira três marcas que oferecem novidades:
Vinícola Thera
Entre araucárias, lagos e montanhas, a Thera produz cinco rótulos, com destaque para as variedades de vinhos brancos e espumantes. Uma das estrelas do marca é o rosé, eleito o melhor da categoria pelo Guia Adega de Vinhos do Brasil 2017/18, com 91 pontos. As variedades de uvas, como sauvignon blanc, chardonnay e pinot noir, são cultivadas pelo sistema de espaldeiras, que permitem maior captação de sol e baixa produção por parreira. Esse processo é capaz de aumentar a qualidade dos produtos.
Uma das novidades da Thera é o chardonnay lote I, desenvolvido pela dupla de enólogos da marca, Átila Zavarize e Flávia Cavalcanti. Para chegar no equilíbrio entre fruta e madeira, 20% do novo rótulo é fermentado em barricas de carvalho francês. O wine bar é outro ponto forte da vinícola. Sob o comando do chef Fernando Giusti, o espaço oferece pratos refinados à base de produtos regionais, como o cordeiro e a truta, harmonizados com os vinhos da casa. O local só abre aos fins de semana e é melhor reservar, já que costuma lotar rapidamente.
Serviço: SC-110, Km 355, Caneleira, Bom Retiro – SC – (48) 99981-0180.
***
Vinícola Villa Francioni
Localizada na cidade de São Joaquim, famosa pelas geadas e pelas maçãs, a gigante Villa Francioni é uma das maiores referências catarinenses quando o assunto é o vinho. Com 26 hectares de vinhedos, a empresa trabalha com 10 diferentes tipos de uvas e produz cerca de 150 mil garrafas por ano.
O novo rótulo à disposição dos entusiastas dos vinhos é o Michelli 2010, que mistura as uvas sangiovese, merlot e cabernet cauvignon. Exclusiva, a bebida possui garrafas numeradas e tem alto potencial de longevidade. Em parceria com o artista plástico paranaense Juarez Machado, a vinícola lançou, ainda, uma série de sete rótulos com o nome e ilustrações do artista. As obras, que incluem também um poema, estão estampadas nas garrafas, e abordam os cinco sentidos aguçados pelo consumo do vinho.
Para participar das visitas guiadas e degustações, que acontecem o ano todo, é preciso agendar pelo telefone ou site da empresa.
Serviço: Rodovia SC 114, KM 300 – São Joaquim – SC – (49) 3233-8200
***
Vinícola Monte Agudo
Outra representante da cidade de São Joaquim, a Monte Agudo é conhecida pelas degustações e eventos ao pôr do sol, regados com o carro-chefe da casa, o espumante Sinfonia Brut Rosé. A visita dos turistas também pode incluir almoço harmonizado, piqueniques entre as parreiras e, acredite, passeio de balão.
No menu do badalado restaurante, que só funciona com reservas e é comandado pela chef Kathia Rojas Yunis, não podem faltar o pinhão e o entrevero. Para beber, não deixe de provar os nomes premiados, como o chardonnay safra 2008, que ficou entre os melhores brancos nacionais do TOP TEN da Exponivis.
Serviço: Rodovia SC 438 km 69,5, São Joaquim – SC – (49) 9985-1446 ou (49) 9969-9777.
LEIA TAMBÉM: