Bebidas
Os vinhos que combinam com comida asiática e picante
Escolher o vinho certo para acompanhar um filé mignon, um camarão ou uma massa não é tarefa simples e já demanda certo conhecimento sobre a arte de harmonizar vinho e comida. Já escolher o rótulo ideal para combinar comidas asiáticas, geralmente muito apimentada ou condimentada como a indiana e a tailandesa ou com sabores agridoces ou delicados como a japonesa, pode ser uma missão impossível para quem não for expert.
Para ajudar nessa tarefa perguntamos para Beto Fernandes, sommelier da Adega Boulevard, em Curitiba, e para Gopal Pandaram, chef de cozinha e gerente do restaurante indiano Swadisht, dicas e truques para escolher o vinho certo para a comida certa.
Melhores vinhos para tomar com comida asiática e picante
Espumantes
Os espumantes, no geral, são os vinhos mais versáteis para harmonizar com comida, da entrada à sobremesa, por serem leves, frisantes e refrescantes. Essas qualidades fazem com que eles sejam perfeitos para muitas comidas indianas e tailandesas. Sobretudo quando se trata de espumantes secos.
Os espumantes vão bem com frituras, caldos, curry, peixe frito ou assado e pratos gordurosos. Em particular, os espumantes nature limpam bem o paladar graças à acidez, secura e citricidade. Eles não brigam com a comida, suavizam a picância, refrescam e preparam a boca para mais uma garfada.
Brancos
Pratos asiáticos delicados, como sushi e sashimi, pedem vinhos leves que não “matem” os sabores. Os espumantes secos, claro, são perfeitos, mas muitos brancos também são excelentes combinações. Entre as castas mais indicadas estão Sauvignon Blanc, Chardonnay e Torrontés.
Com pratos mais condimentados, a mineralidade e acidez cortam a picância, dando alívio à boca. Nesse caso vão bem brancos mais encorpados como Gewurztraminer, Riesling alemão, Chardonnay uruguayo e Pinot Grigio.
Rosés
Os vinhos rosés parecem terem sido inventados especialmente para serem tomados com comida asiática. Esses vinhos têm pouco tanino, são leves, sutis, menos ácidos que os brancos e mais frutados e harmoniosos, trazendo riqueza à harmonização.
Eles vão bem com peixe seja assado, grelhado ou frito, e combinam com arroz e curry não muito apimentado. Entre os rótulos indicados estão os das regiões da Provence, Vale do Loire, Languedoc, na França, e de São Jacquim, em Santa Catarina.
Laranjas
Os vinhos laranjas são vinho feitos de uvas brancas, mas produzidos como se fossem tintos, porque a casca da uva fica em contato mais tempo com o mosto. O resultado é uma cor do vinho que vai do dourado ao cobre. Eles passam um período de ânforas de barro, seguindo uma técnica de produção antiga, e por isso são mais estruturados e concentrados.
São vinhos bem aromático, com toque de especiarias e florais e aguentam bem comidas mais fortes como curry, cordeiro grelhado, molho agridoce e carne suína. Entre as indicações estão os vinhos laranjas do Vale do Itata, no Chile, e o Ribolla do Friuli, na Itália.
Tintos
Os vinhos tintos são os mais difíceis de harmonizar com a comida asiática e a tarefa geralmente fica com os enófilos mais experientes. Os tintos podem “matar” os pratos mais delicados como no caso de sushi e sashimi ou potencializar a picância dos preparos mais temperados. O tanino ainda dá um gosto metalizado à comida. A dica é apostar em vinhos tintos leves como Pinot Noir e Syrah e com pouca barrica de carvalho.
LEIA TAMBÉM