Bebidas
Para jovens: importadora lança vinho long neck que já vem com abridor
Para mostrar que vinho pode ser consumido “sem cerimônia”, a MMV Importadora aposta em uma embalagem com tampa destacável. A long neck de 250 ml é aberta pelo movimento de alavanca ao puxar a tampa pelo anel anexo.
Diferentemente de rolha, que precisa de um abridor e apoio para abrir a garrafa, e a screwcap (de rosca), que permite abrir e fechar a garrafa, a tampa destacável da long neck se dobra, como quando abrimos uma garrafa de cerveja.
“É dose única”, brinca o sommelier e gerente comercial da importadora, Jonas Martins. “Vinho não é complicado e pode ser consumido de maneira casual, comendo um sanduíche de pé na Vicente Machado e bebendo direto da garrafinha”, defende ele.
No conteúdo, um vinho português do Alentejo, o Kapela, produzido pela vinícola Monte da Capela, com as uvas trincadeira, aragonez e castelão. A primeira safra que chega ao Brasil é de 2018 e tem o preço sugerido de R$ 20. Em dezembro está prevista a chegada do vinho branco com as uvas Fernão Pires, roupeiro e arinto, no mesmo formato.
O Kapela tinto é descrito como um vinho com bastante estrutura, aroma de frutas escuras, como ameixa e cereja preta, fresco e persistente em boca. “Os vinhos alentejanos são a porta de entrada para os vinhos, porque é uma complexidade que não assusta. Não daria para colocar um cabernet sauvignon do Vale do Maipo ou um malbec de Mendonça nessa proposta”, explica o sommelier.
Mas parte da fruição da bebida não seria consumi-la em taça? “O erro é pegar um vinho de R$ 20 e querer achar descritores aromáticos. A mensagem aqui é: abra e beba”, brinca Jonas. Para ele, a inserção do produto no mercado será uma maneira de conquistar uma fatia do público acostumado a consumir bebidas casualmente, como cerveja long neck ou drinks na calçada. “O preço sugerido é similar ao de garrafas de vinho de 187 ml e ao de uma taça em restaurante, que leva 150 ml”, compara.
Aberta em 2005, a MMV Importadora também é a detentora dos vinhos chilenos Felitche e Ballena Azul e dos Cinco Sentidos, argentino que é o carro-chefe da empresa. Os rótulos são vendidos na Vindega 41 (Vila Yamon), Diô Wine Bar (no Villa Urbana, no Centro) e V. Wine Bar (na rua Itupava), nos estabelecimentos Carolla, Porcini e Fábrika Pães, entre outros.
VEJA TAMBÉM
Confira como é uma degustação às cegas de cerveja: