Bebidas
Vinho da Copa do Mundo é lançado em Curitiba

Se nem todas as obras para a Copa do Mundo no Brasil estão prontas, pelo menos o vinho oficial está. A vinícola gaúcha Lidio Carraro lançou na noite desta quarta-feira (24), na Saint Germain, em Curitiba, a sua linha de vinhos licenciada para o mundial de futebol. O Faces estará disponível no mercado nas próximas semanas, além de ter sua venda permitida no site da competição.
A escolha da vinícola para criar a bebida do mundial começou há cerca de dois anos. Após uma série de contatos, a pequena empresa, com plantações no Vale dos Vinhedos e Encruzilhada do Sul, teve o aval da Federação Internacional de Futebol (Fifa). O vinho escolhido estará atrelado às ações oficiais do evento, além, é claro, de ter sua venda no varejo. O selo do licenciamento está em destaque no rótulo.
Juliano Carraro, diretor da vinícola, aponta que a linha foi criada especialmente para o evento. “Poderíamos ter optado por uma já existente, mas resolvemos tratar como um projeto novo”, diz. “O objetivo destes vinhos é dar um novo olhar ao vinho brasileiro. O que produzimos no país está em um patamar que, às vezes, nem mesmo o brasileiro reconhece”, completa.
Três vinhos compõem a linha Faces: um tinto, um branco e um rosé (este último ainda não disponível). Em comum, todos eles são assemblage, feitos com a mistura de diferentes variedades de uvas. No tinto, são onze, simbolizando o número de jogadores em uma seleção de futebol, entre elas cabernet sauvignon, merlot, touriga nacional e ancellotta. Resultam em um vinho de corpo médio e que deve ser consumido jovem.
O Faces branco traz um pouco do que é melhor produzido nas terras do sul: moscato, chardonnay e riesling itálico. O vinho é marcado pelo final agradável e adocicado da moscato, e boa acidez das outras duas castas. Este é o que deve chegar primeiro ao mercado.
A produção estimada dos vinhos da Copa é de 600 mil garrafas e os rótulos custarão R$ 39,80 (preço sugerido).