Bebidas
Como é a experiência de colher e comprar chás especiais na China
Na China, absolutamente tudo gira em torno de um bom chá. Foi isso que mais me impressionou em toda essa viagem – a proximidade dos chineses com a cultura do chá. Desde a delicadeza com que o preparam, a sutileza com que oferecem, a forma como nos recebem em qualquer lugar, oferecendo sempre o melhor chá da casa. Aqui, eles se reúnem em volta de uma mesa de chás para receber com carinho, conversar, fechar negócios.
A delicadeza das cerimônias é algo encantador: as mãos parece que dançam enquanto preparam a bebida. Ao mesmo tempo, o chá dentro de uma garrafa na correria do dia-a-dia, no táxi, na recepção do hotel, em qualquer loja, mercado, restaurante, parque, está presente de uma forma muito óbvia para eles.
No Brasil, ainda temos muito pra aprender sobre o chá. Ele é uma tradição milenar, que segue acompanhando a rotina dos chineses. Durante a minha viagem de um mês pelo país, conheci fábricas e plantações de diversas regiões, partindo de Shanghai até a província de Fujian, parando em várias cidades com diferentes produções.
Um dos pontos altos da viagem foi subir a montanha de Mogan, onde vivi uma experiência única, de receptividade, carinho e muito conhecimento. Provamos chás especiais com um mestre muito experiente. A cultura renova a alma.
Nesta fábrica, produzem chá verde, preto e amarelo – que é um chá mais raro: sua produção é feita por experts, vigiada em tempo integral por esses especialistas, porque nada pode sair errado.
Para o Brasil, além do legado, levo novas experiências, muito aprendizado, conhecimento e muitas ideias. Continuo ainda, sempre firme com a vontade de propagar, por meio da Catherine, para os clientes e amantes do mundo dos chás, as experiências aqui vividas, de forma a transportar um pouquinho da parte tão linda dessa cultura milenar: o amor pelo chá.
*Ana Carolina Delai é sommelier de chás da Catherine Fine Teas