Bebidas
Supersafra deixa vinhos da Itália, França e Argentina mais baratos neste ano
Quem gosta de vinho tem um motivo a mais para brindar neste ano. Os preços de rótulos de diversos países de origem irão diminuir em 2019. Vinhos genéricos da Espanha e da Itália baratearam devido a uma supersafra de algumas variedades de uvas em 2018. Já os da Argentina ficaram mais acessíveis por causa da desvalorização da moeda local, segundo o banco Rabobank International.
“Os preços do vinho a granel no final do ano começaram a refletir o impacto da grande safra de 2018 na Europa. Os valores dos vinhos espanhóis e italianos mostram as contrações mais relevantes”, escreveram analistas do Rabobank, liderados por Stephen Rannekleiv, em um relatório trimestral. “A grande colheita do ano passado vai ter profundo impacto nas tendências de 2019.”
O relatório não cita quais variedades de uvas devem ter as garrafas vendidas por menos este ano, mas destaca o que é obvio: quanto mais alta a qualidade da bebida, mais altos são os preços. Os analistas destacam as vendas online como mais atrativas devido à grande variedade de rótulos em comparação ao encontrado em adegas e lojas.
Em compensação, o e-commerce também oferece benefícios como facilidade na compra e expansão geográfica. “Além da conveniência, quem compra pela internet procura por vinhos exclusivos. Produtos e experiências que não encontram nas lojas locais. Neste caso, os clientes estão dispostos a pagar mais por isso”, diz o relatório.
LEIA TAMBÉM: