Bebidas
Quatro drinks clássicos com vinho para refrescar o verão
Esqueça a associação entre vinho e inverno. No verão a bebida também pode ser uma ótima pedida, ainda mais quando ofertada na forma de drinks refrescantes. Misturar um bom vinho do Porto, com água tônica e frutas vermelhas é capaz de trazer complexidade e versatilidade para a bebida, que praticamente ficava reservada a hora do aperitivo. E que tal misturar o Cava com licor de cassis? O resultado será o Kir Royal, uma bebida adocicada e gelada, ideal para o encerramento de qualquer refeição.
“A resistência em se misturar vinho com gelo, frutas e destilados praticamente não existe mais”, conta o chefe de bar do restaurante Bobardí, Pedro Oliveira. “Diria que quase 80% dos nossos pedidos ficam concentrados em drinks que levam o vinho, como o Clericot. Definitivamente eles estão em alta”, continua. “Tanto é que em novembro lançamos uma nova carta com a inclusão de mais drinks com vinho, justamente para refrescar o verão. É a grande aposta”, conta.
“É uma experiência de consumo totalmente diferente. Nos drinks, os vinhos dividem o protagonismo, ficam mais refrescantes e também mais fáceis de beber”
A tendência é tão grande que o vinho inclusive tem ousado aparecer em coquetéis populares como a caipirinha, piña colada e até as batidinhas. “Se começa na Europa, a tendência chega aqui. E agora é a vez do vinho”, arremata Oliveira.
O parceiro perfeito
Tão importante quanto selecionar rótulos brancos, tintos ou espumantes de boa qualidade, o sucesso do drink perfeito com vinho também reside numa combinação quase perfeita. A água tônica. “O amargor da água tônica ajuda a quebrar um pouco as notas mais doces do vinho e equilibra o drink. É difícil encontrar um desses drinks que não leve esse ingrediente”, comenta Oliveira, lembrando clássicos como a Sangria.
Outras combinações que caem bem, principalmente com rótulos brancos, são as frutas cítricas ou vermelhas, além de licores em geral como o de laranja, cassis ou o de limão-siciliano. “É uma experiência de consumo totalmente diferente. Nos drinks, os vinhos dividem o protagonismo, ficam mais refrescantes e também mais fáceis de beber”, conta o auxiliar de bar do Babardí, Eduardo André. “O importante nesses casos é equilibrar a doçura desses elementos com o rótulo certo”, conclui.
Pensando em facilitar essa harmonização, os profissionais do Bobardí desenvolveram quatro receitas exclusivas com vinho, para surpreender e refrescar os convidados. Confira!
Caravella Spritz
Rendimento: 1 taça de 350 ml
Tempo de preparo: 5 minutos
Ingredientes:
75 ml de licor de limão Caravella Limoncello
100 ml de água tônica
150 ml de cava Bairrada Messias Bairrada Brut Milésime
2 fatias de limão-siciliano
Hortelã e gelo à vontade
Preparo:
Encha uma taça de vinho com pedras de gelo até a borda. Fatie o limão-siciliano e encaixe entre as pedras, com ajuda de uma pinça. Coloque diretamente na taça o licor de limão-siciliano, em seguida a água tônica e finalize completando a taça com o espumante. Mexa a mistura delicadamente e acrescente hortelã para enfeitar. Importante: para garantir o equilíbrio do drink, privilegie o espumante brut, que contrasta com a doçura do licor e acidez do limão.
***
Porto Tônica
Rendimento: 1 taça de 260 ml
Tempo de preparo: 5 minutos
Ingredientes:
100 ml de Messias Porto White Dry
150 ml de água tônica
Limão-siciliano, blueberries e gelo à vontade
Preparo:
Encha a taça com gelo. Em seguida adicione diretamente no recipiente o vinho do Porto branco e a água tônica. Mexa a mistura e complete com fatias de limão-siciliano e blueberries para decorar. Importante: bom substituto para quem gosta de gim, o Porto Tônica também cai bem com canela e outras especiarias, além de manjericão.
***
Clericot
Rendimento: 1 taça de 270ml
Tempo de preparo: 10 minutos
Ingredientes:
30 ml de xarope de açúcar
30 ml de licor de laranja Cointreau
100 ml de vinho branco Corbelli Pinot Grigio
100 ml de Espumante Veuve du Vernay Brut
Frutas: 3 morangos, 5 uvas Thompson sem semente, 7 blueberries
Canela e gelo à vontade
Preparo:
Corte todas as frutas em rodelas, menos as blueberries que devem ser colocadas inteiras, diretamente na taça. Também direto no recipiente coloque o xarope de açúcar, em seguida o licor de laranja, o vinho branco e o espumante. Mexa bem, adicione gelo à vontade e um ramo de canela para decorar. Importante: o xarope elimina o resíduo de açúcar do fundo das taças.
***
Kir Royal
Rendimento: 1 taça de 260 ml
Tempo de preparo: 5 minutos
Ingredientes:
20 ml de licor Saint-Germain
20 ml de licor de cassis
210 ml do espumante Cava Don Román Brut
1 cereja em calda
Preparo:
Comece colocando a cereja no fundo de uma taça alta, específica para espumante. Em seguida acrescente o licor de cassis, depois o Saint-Germain e complete com o espumante, bem gelado. A ordem cria um degradê dos tons vermelhos. Importante: o cava brut é ideal para baixar o sabor doce dos licores e da cereja.