Bebidas
“Vinho é necessário para a festa”
Em audiência geral no Vaticano, nesta quarta (8), Papa Francisco surpreendeu os cerca de 20 mil fiéis, entre eles casais que comemoravam 50 anos de matrimônio, ao dizer que “o vinho é necessário para uma festa”. “Não se pode encarar uma festa de casamento bebendo chá. Seria uma vergonha!”, defendeu o pontífice.
O consumo de vinho é um tema atual no Paraná desde o aumentou da Substituição Tributária do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviço), que incide sobre a bebida importada no estado, decidido no começo do ano pelo governo de Beto Richa.
O aumento gerou a revolta de empresários do setor, entre eles donos de lojas especializadas, restaurateurs e importadores que desde então lutam para reduzir o imposto. Para justificar a medida econômica, o governo defendeu na época que “o vinho não é item essencial para a população”. Com a declaração do Papa, os empresários paranaense parecem ter encontrado agora um insuspeitável aliado.
Com a declaração, Papa Francisco saudou casais que estavam comemorando 50 anos juntos, comparando-os ao “bom vinho” da família. Depois, prosseguiu dizendo que a água é necessária para a vida, mas que o vinho expressa a abundância e a alegria de uma festa. Ele lembrou ainda que um dos milagres de Jesus foi, justamente, o de transformar a água em vinho.