Thumbnail

Bebidas

“Vinho é necessário para a festa”

Bruna Covacci
10/06/2016 14:50
Foto: EFE/Alessandro Di Meo.
Foto: EFE/Alessandro Di Meo.
Em audiência geral no Vaticano, nesta quarta (8), Papa Francisco surpreendeu os cerca de 20 mil fiéis, entre eles casais que comemoravam 50 anos de matrimônio, ao dizer que “o vinho é necessário para uma festa”. “Não se pode encarar uma festa de casamento bebendo chá. Seria uma vergonha!”, defendeu o pontífice.
O consumo de vinho é um tema atual no Paraná desde o aumentou da Substituição Tributária do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviço), que incide sobre a bebida importada no estado, decidido no começo do ano pelo governo de Beto Richa.
O aumento gerou a revolta de empresários do setor, entre eles donos de lojas especializadas, restaurateurs e importadores que desde então lutam para reduzir o imposto. Para justificar a medida econômica, o governo defendeu na época que “o vinho não é item essencial para a população”. Com a declaração do Papa, os empresários paranaense parecem ter encontrado agora um insuspeitável aliado.
Com a declaração, Papa Francisco saudou casais que estavam comemorando 50 anos juntos, comparando-os ao “bom vinho” da família. Depois, prosseguiu dizendo que a água é necessária para a vida, mas que o vinho expressa a abundância e a alegria de uma festa. Ele lembrou ainda que um dos milagres de Jesus foi, justamente, o de transformar a água em vinho.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail