Bebidas
Fomos conhecer a boutique da Nespresso que tem bar e aulas gratuitas sobre café
O número 953 da Rua Oscar Freire, em São Paulo, tem tudo para se tornar um ponto de encontro dos fãs de Nespresso. Inaugurado na quinta-feira (17), o espaço representa o novo conceito de boutique adotado pela empresa, que investe em bar e aulas gratuitas sobre cafés. A boa notícia é que a novidade tem tudo para chegar a todas as outras 27 lojas da Nespresso no país.
“Ainda existem 26 no conceito antigo, mas todas as boutiques terão o conceito novo”, garante Cristiano Ferrario, head de Boutiques da Nespresso no Brasil. Segundo Ferrario, a adaptação do estilo das lojas começará das mais antigas para as mais recentes. “A gente tentará misturar a fase de expansão, nossa prioridade, com essa reformulação”.
A nova boutique é uma versão mais evoluída da Nespresso Expertise Center (fechada desde julho de 2018). O espaço, a poucos metros do novo endereço, funcionava como centro de workshops e demonstrações de cafés.
O maior envolvimento com os clientes e o incentivo à aprendizagem sobre o mundo dos cafés são os principais pilares do novo formato. O primeiro deles é ilustrado pela mudança no método do atendimento, feito para evitar filas.
Ao chegar na loja, o cliente entra na fila virtual de um tablet portado por um dos atendentes. Em vez de esperar “atrás do balcão”, o consumidor pode andar pela loja e aproveitar o que o espaço tem a oferecer, como o Bar Nespresso.
Aceita um drink com café?
Localizado ao fundo da loja, o bar funciona como local de descontração e aprendizado. Além de provar coquetéis feitos com café, como a Salentina (que leva leite vaporizado e xarope de amêndoas na receita), é possível aprender o passo a passo de cada bebida.
Mas não só: ali, serão ministradas as masterclasses. A cada hora e todos os dias, especialistas em café conduzirão aulas de 20 minutos de duração sobre temas relacionados ao mundo dos cafés. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Compromisso com a reciclagem
Até 2020, a Nespresso pretende neutralizar toda a emissão de carbono da cadeia produtiva e, para cumprir a meta global, a empresa investe cada vez mais em tecnologia. “As máquinas são as que mais contribuem com a pegada de carbono de todo o processo – representam 47% da emissão. Hoje, elas têm metade do peso de dez anos atrás e são cada vez mais eficientes. Além disso, 95% das peças são recicláveis e 45% é feita de plástico reciclado”, explica Claudia Leite, gerente de cafés e sustentabilidade da empresa.
O compromisso chega também às cápsulas, que podem ser descartadas nos pontos de coleta das boutiques. O centro de reciclagem da Nespresso está localizado em Barueri, na Grande São Paulo, e pode ser acessado por meio de tour virtual e, também, pessoalmente.
“O alumínio e a borra são separados mecanicamente, sem o uso de água, e cada material recebe seu destino. O primeiro volta ao ciclo do metal e o resto de café se transforma em adubo.”
Serviço
Rua Oscar Freire, 953, Jardins. São Paulo.
Funcionamento: de segunda a sexta das 10h às 20h e domingo das 12h às 18h.
*A repórter foi a São Paulo para conhecer a nova Boutique da Nespresso a convite da empresa.
LEIA TAMBÉM