Bebidas
Morre na Itália o bartender que em 1968 criou sem querer o Negroni Sbagliato
Às vezes, um erro pode dar muito certo. Na coquetelaria internacional, o caso mais célebre é sem dúvida o do barman Mirko Stocchetto, proprietário do Bar Basso, em Milão, que em 1968 criou sem querer um novo drink que em seguida conquistaria o mundo, o Negroni Sbagliato, Stocchetto morreu nesta semana na Itália aos 86 anos e o enterro foi realizado nesta quarta (9), de acordo com o jornal italiano Il Giornale.
O bartender foi durante décadas uma das figuras mais renomadas da coquetelaria italiana e seu Bar Basso conta atualmente com uma lista de 500 drinks. Originário de Veneza, onde trabalhou no Harry’s Bar, local frequentado inclusive por Ernest Hemingway, Stocchetto se mudou nos anos 1960 para Milão onde comprou o bar do empresário Giuseppe Basso, em Via Plinio.
Ali nasceu um belo dia de 1968 o célebre Negroni Sbagliato (sbagliato significa errado, em italiano), uma versão mais leve do tradicional Negroni. A história narra que ao preparar a receita original – que leva Campari, Martini Rosso e gim – Stocchetto confundiu-se e substituiu o gim pelo prosecco. O novo cocktail, menos seco e mais suave, rapidamente ultrapassou as fronteiras italianas e se consagrou como um dos principais drinks internacionais.