Bebidas
Viu a notícia do melhor uísque do mundo a R$ 67? Não é bem assim…
A notícia divulgada ontem em jornais do Reino Unido (e depois reproduzida no resto do mundo, inclusive pela Gazeta do Povo) de que o uísque escocês Lidl Queen Margot Blend Scotch levou o prêmio de melhor do mundo pegou muita gente de surpresa, por desbancar concorrentes famosos como o Johnnie Walker Black Label e pelo seu preço baixo para um scotch, de apenas £ 13,49 (R$ 67).
A informação causou confusão mundial e mexeu com a indústria de destilados. De acordo com a revista Forbes, tanto especialistas como fabricantes questionaram como um uísque tão barato poderia ser eleito o melhor do mundo. Diante de toda a polêmica, a produção da premiação veio a público se explicar.
Na verdade, segundo a organização do prêmio, o rótulo venceu apenas uma das rodadas classificatórias do World Whiskies Awards, na categoria de 12 anos ou menos de amadurecimento. A final do prêmio de melhor uísque do mundo ocorrerá no dia 28 de março.
Anita Ujszaszi, uma das diretoras do World Whiskies Awards, disse através de uma nota à imprensa que a vitória realmente aconteceu, mas não foi a escolha final dos jurados:
“Estamos cientes da história que foi publicada na imprensa nacional do Reino Unido relacionada à vitória do Lidl no World Whiskies Awards 2019. Temos o prazer de confirmar o seguinte: o Queen Margot foi premiado na primeira rodada da categoria ‘Scotch Blended 12 Years & Under’ (amadurecido por 12 anos ou menos).
No entanto, o prêmio de Melhor Scotch Blended geral (segunda rodada), bem como Melhor Blended World (terceira rodada final) será anunciado em 28 de março de 2019 no jantar Whisky Magazine Award em Londres, e comemorado durante Whisky Live, que segue de 29 a 30 Março.
Mais detalhes podem ser encontrados em http://bit.ly/WhiskyLiveLondon2019. A informação sobre a vitória foi publicada incorretamente pela imprensa. A Lidl está ciente e somando todos os esforços para garantir que seja corrigido”.
Apuração
A polêmica foi apelidada pela mídia internacional de ‘fake uísque news’, em referência às notícias sem cunho verdadeiro que se espalham pela internet. Embora a informação seja apurada com rigor pelos grandes jornais, a divulgação do prêmio se deu de modo confuso e controverso.
A primeira rodada classificatória do World Whiskies ocorreu nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro nas cidades de Tel Aviv (Israel), Melbourne (Austrália) e Edimburgo (Escócia),com mais de 40 especialistas internacionais. Eles degustaram uísques de todo o mundo para a competição, como os produzidos na Espanha, Estados Unidos, Japão, Taiwan e Irlanda.
>> Leia também: Como medir uma dose de bebida usando apenas uma xícara ou copo
Oficialmente, o Queen Margot é descrito como uma bebida com notas de ameixa e damasco, ‘macio, com uma doçura rica e profundidade de sabor’. A produção da bebida inclui oito anos armazenado em madeira de carvalho.
Outras conquistas
A marca da rede supermercadista tem outras honrarias. A revista especializada em gins Gin Magazine nomeou o Hortus London Dry Gin como melhor gin de supermercado do ano na semana passada.