Thumbnail

Bebidas

Livro ensina, de forma didática, o universo do vinho

Bom Gourmet
21/01/2017 22:00
Por definição, o vinho é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação das uvas. O significado pode ser simples. Mas, você sabia que há mais de mil variedades de vinhos para escolher? E que todos os dias, em média, 600 novos rótulos são lançados? Para desmistificar um pouco deste universo, a editora Instrínseca lançou o Guia Essencial do Vinho – Wine Folly, de Madeline Puckette e Justin Hammack.
Totalmente visual, com desenhos e gráficos explicativos, ele usa expressões mais comuns em vez das mais técnicas. Porém, também agrada quem já conhece um pouco deste mundo, trazendo inúmeras curiosidades.
Uma das capas do livro que traz inúmeros vinhos e suas características. Foto: Divulgação
Uma das capas do livro que traz inúmeros vinhos e suas características. Foto: Divulgação
Ele começa ensinando sobre o manuseio do vinho, que características podemos encontrar e como degustar. Segue se aprofundando em temas como as variáveis do espumante: cava, champagne, lambrusco e prosecco. Para quem está começando no mundo do vinho, algumas informações são essenciais. Como, por exemplo, que a cava é espanhola é produzida com as uvas Macabeo, Xarello e Parellada. O champagne é produzido na região de mesmo nome, na França e mais de 90% são produzidos no estilo brut. O lambrusco é o espumante feito no Norte da Itália (Emilia-Romagna e Lombardia) e os aromas dominantes são morango, cereja, boysenberry, ruibarbo e hibisco. O prosecco é produzido também no Norte da Itália, mas em Vêneto e Friulli.
A obra também traz sugestões de harmonização. Foto: Divulgação
A obra também traz sugestões de harmonização. Foto: Divulgação
A obra tem um capítulo completo sobre harmonização. Você sabia que um vinho doce com baixo teor alcoólico vai neutralizar a ardência das comidas apimentadas? Algumas sugestões de harmonização são o bacon com tintos leves, médios e encorpados. Castanhas, por exemplo, vão bem com vinhos de sobremesa e brancos aromáticos.
O livro termina por passear pelos inúmeros estilos de vinho: dos brancos, rosés até os tintos e de sobremesa e termina nas regiões produtoras. Há ainda um glossário.

***

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail