Bebidas
Provamos o chimarrão em cápsula recém-lançado por fabricante gaúcho
Já pensou em tomar chimarrão em cápsula? A reportagem do Bom Gourmet em Porto Alegre (um gaúcho tradicionalista) provou o novo formato que quebra a tradição secular da bebida símbolo do Rio Grande do Sul. O aroma é idêntico ao do típico mate amargo e tem aquela espuminha característica. Já o gosto de mate é mais sutil – muito possivelmente pela falta da imersão da erva-mate na água quente.
Mesmo não substituindo um típico chimarão, o formato em cápsula é uma opção para matar as saudades da bebida – especialmente para os amantes de chimarrão que estão em viagem ou têm dificuldade de encontrar e manter a erva-mate fresquinha.
A novidade chegou ao mercado no fim de 2018 – e já está disponível em todo o Brasil – pegando carona na oferta de diferentes tipos e sabores de erva-mate — e remetendo à memória afetiva do mate amargo. Além de dar acesso a pessoas das regiões mais longínquas ao sabor do verdadeiro chimarrão gaúcho, também oportuniza que as propriedades medicinais e estimulantes da bebida sejam disseminadas mais fácil e rapidamente: em segundos na sua xícara!
Quem encabeçou o projeto inovador é o produtor gaúcho de erva-mate e chás Barão de Cotegipe, que colocou o sabor dessa bebida de origem indígena em cápsulas no padrão Nespresso. Segundo a ervateira, foram meses de testes até encontrarem o ponto de sabor, cor e aromas. A marca fez uma parceria com a CaféLand, que está comercializando as cápsulas em sua loja virtual pelo valor de R$ 14,20 (10 cápsulas).