Bebidas
A moda do verão é beber espumante com gelo
Espumante com gelo, sim! Na contramão de especialistas e sommeliers que por muito tempo viraram o nariz para o consumo de vinhos e espumantes com gelo, essa moda pegou e vem conquistando diversos tipos de paladares, principalmente do público jovem.
Perfeito para refrescar os dias mais quentes do ano, a ideia de misturar espumantes com gelo surgiu na Riviera Francesa, mas o gelo deixava a bebida aguada e sem identidade. Por isso em 2011 a Moët Chandon lançou o primeiro champagne feito especialmente para ser tomado com gelo, o Moët Ice Imperial Blanc ou na versão Rosé, com uma composição mais encorpada e levemente mais doce, a bebida tem como objetivo atingir o equilíbrio ideal de sabor ao ser servido com pedras de gelo.
Desde então outras marcas têm apostado em suas versões da bebida. Em 2014 a tradicional Maison francesa Veuve Clicquot também lançou uma “versão ice”, o Veuve Clicquot Rich Blanc e Rosé, um dos mais elogiados pelos críticos, por ter grande complexidade aromática. No Brasil, a Chandon lançou o Chandon Passion, espumante criado especialmente para o paladar brasileiro, com uma combinação aromática que remete a frutas tropicais. A paranaense vinícola Famiglia Zanlorenzi lançou em 2016, o Lunar Ice, com aromas que lembram flores brancas e frutas cítricas.
Os espumantes na “versão ice” também podem ser usados para o preparo de drinques descontraídos perfeitos para o verão. A ideia é usar uma taça de vinho alta, com duas ou três pedras de gelo e acrescentar morangos, hortelã, gengibre, abacaxi desidratado e até pepino para acentuar o sabor da bebida. Veja no vídeo a receita do Spice on Ice, coquetel desenvolvido pelo mixologista Javier de las Muelas para fazer com o Freixenet ICE.
***
LEIA TAMBÉM