Bebidas
Ícone argentino, Malbec tem dia dedicado só a ela! Veja três curiosidades sobre a uva
A França é o berço dela, mas a fama mesmo veio quando chegou à Argentina e encontrou na terra portenha o terroir ideal para mostrar todo o seu potencial. Uva ícone dos nossos vizinhos, a Malbec é comemorada no dia 17 de abril. A data foi criada por uma entidade argentina, obviamente, mas é uma ótima desculpa para saber algumas curiosidades sobre a Malbec - e degustar uma taça de vinho feito com a uva, por supuesto.
Confira a seguir três curiosidades sobre a uva malbec compatilhadas com o Bom Gourmet pela equipe do Grupo Wine.
Berço francês, casa argentina
A Malbec é originária da região de Cahors, no sudoeste da França, onde era conhecida como "Côt". a Malbec encontrou seu segundo lar na Argentina no século XIX, graças ao agrônomo Michel Pouget. Foi na Argentina que essa uva robusta e adaptável encontrou o clima perfeito — ensolarado, seco e protegido da umidade marítima — especialmente na região de Mendoza, para desenvolver plenamente suas características.
Preferido dos brasileiros
Estudo da Embrapa mostra que a Malbec ganhou o gosto dos brasileiros. Por aqui, nada menos que 45% da preferência entre os tintos é por vinhos Malbec. Eles são conhecidos por seu corpo potente, estrutura marcante e um paladar repleto de notas de frutas negras como ameixa, mirtilo e cereja. Encontramos também toques especiados, florais e, quando maturados em barrica de carvalho, nuances de baunilha, café e chocolate.
Branco e Rosé também se fazem com Malbec
Embora menos populares, existem variedades de vinhos brancos produzidos com a Malbec. Mas como isso é feito? Simples. Na elaboração dos vinhos brancos, na maioria das vezes, não há contato com as cascas durante a fermentação, por isso é possível fazer um vinho branco da uva tinta. A uva Malbec também proporciona excelentes vinhos rosés. Eles são ótimas alternativas, por exemplo, para levar a um churrasco em um dia mais ensolarado, pois têm boa estrutura e frescor. Então, se você não abre mão do Malbec em um dia mais quente, uma boa dica é apostar no rosé.