Bebidas
Como medir uma dose de bebida usando apenas uma xícara ou copo
Preparar um drink em casa é mais fácil do que parece. Não é preciso ter todos aqueles apetrechos de bar — como dosadores e colheres usados pelos bartenders. Basta apenas uma xícara de cafezinho, um copo tradicional ou uma simples tampinha de xarope para fazer uma gim tônica, caipirinha ou negroni de modo equilibrado.
Quando alguém pensa em preparar um drink em casa geralmente esbarra na quantidade ideal de destilado, já que uma dose “mal dosada” pode deixar o coquetel sem sabor ou alcoólico demais. E comprar todos aqueles objetos de preparo que a gente vê no bar pode ser um investimento que, depois de um tempo, vai acabar acumulando poeira no fundo do armário.
Romero Brito, consultor e bartender, conta que medir uma dose de destinado em casa é muito prático. Não tem segredos, basta abrir o armário e usar utensílios do dia a dia.
“Você não precisa ir num bar fazer uma gin tônica, pode fazer com tudo o que tem em casa, como uma xícara de café, um copo, e até mesmo uma tampinha de xarope”, brinca o bartender.
Copo ou xícara?
Romero Brito explica que a dose padrão de qualquer destilado como gim, vodca, saquê, uísque, cachaça, entre outros, é de 50 ml. Em um copo comum de água de 300 ml, a dose será o equivalente a dois dedos da bebida.
“Isso vale também para o copo de ‘long drink’, aquele mais alto. É só colocar os dois dedos do lado de fora acima da base, ou seja, onde começa a ser armazenada a bebida, e ir despejando-a”, explica Romero Brito.
Também é possível medir a dose com uma xícara de café daquelas usadas para o cafezinho brasileiro, o popular ‘pingado’. Ela equivale a uma dose inteira de 50 ml. Já a dose em uma xícara de chá padrão equivale a apenas um dedo de bebida.
Outros utensílios
O bartender explica que dá para dosar o destilado usando ainda outros utensílios simples e comuns, como uma tampinha de xarope ou uma concha de sopa.
“Eu mesmo já recomendei para vários clientes que me perguntam”, conta Romero Brito.
A tampinha de xarope, por exemplo, tem em média 20 ml. Para medir a dose padrão de 50 ml basta colocar duas tampinhas e meia.
Já a concha de sopa demanda um pouco mais de atenção e é menos precisa. Romero explica que a dose é medida colocando a bebida no fundo da concha formando como se fosse uma piscininha.
“Não é para encher a concha, é só para cobrir um pouco o fundo. Isso dá em torno de 60 ml, é uma quantidade de álcool agradável para uma gin tônica, ou uma caipirinha”, completa o bartender.