Bebidas
Cervejas especiais combinam também com doces e chocolate. Confira 5 exemplos
Se uma cerveja antes do almoço ajuda a pensar melhor, no final da refeição é perfeita para acompanhar uma sobremesa. O leque de possibilidade é infinito e o convite, inclusive, é para o leitor testar diferentes combinações. Não há regras, mas algumas orientações ajudam a encontrar a junção perfeita. “Sobremesas à base de frutas e chocolate são as mais fáceis de harmonizar”, recomenda Luís Celso Jr, sommelier de cerveja e colunista do Bom Gourmet.
Ele cita alguns exemplos: cerveja escura com notas de malte torrado, como no caso do estilo Porter, combina com chocolate meio amargo ou castanhas. Já uma bebida mais frutada e ácida vai muito bem com chocolate branco. A Barley Wine, cerveja muito alcoólica, frutada e doce, fica perfeita com crème brûlée. As sobremesas foram criadas por Emillene Stival, da Gelataio; as dicas de harmonização são dos cervejeiros Fernanda Lazzari (Morada Cia. Etílica) e Luiz Felipe Araújo (DUM).
Tipos de harmonização
Intensidade: cervejas leves combinam com pratos leves; cervejas intensas com sabores intensos.
Semelhança: quando bebida e alimento têm aromas e sabores parecidos; por exemplo, cerveja com malte torrado harmoniza bem com brownie de chocolate.
Contraste: interação de aromas e sabores que se integram ou suavizam; por exemplo, malte torrado e gás carbônico da cerveja contrastam com o dulçor do brownie de chocolate.
Da esquerda para direita:
Bolo de chocolate + Imperial Stout: as notas marcantes de café e chocolate meio amargo da Petroleum (DUM), proveniente dos maltes tostados e adição de cacau belga, criam uma harmonização por semelhança com a sobremesa.
Sorvete de creme + Imperial Stout: Ao contrário da torta de chocolate, essa harmonização feita com a Petroleum (DUM) se dá por contraste. Para perceber a diferença sirva a torta e o sorvete juntos.
Tiramisù + Scotch Ale: o aroma caramelado e as notas de especiarias escuras (mas não torradas) da Gasoline Soul (Morada) seguem a sobremesa, que tem chocolate e café. O teor alcoólico da cerveja (6,7%) ajuda a limpar o paladar do creme mais pesado e o amadeirado no final deixa um gostinho de quero mais.
Sorvete de papaia com licor de cassis + Vienna Lager: com toque lupulado e dulçor dos maltes, a Double Vienna (Morada) harmoniza por semelhança. Na boca, sorvete e cerveja viram a mesma coisa ao ponto que não dá para identificar onde um começa e a outra acaba.
Banana caramelizada + Weiss: as notas de banana e especiarias da cerveja (Gauden) complementam as que já existem na sobremesa. Acidez e alta carbonatação (as bolhas que formam a espuma) ajudam a limpar o paladar do dulçor.