Thumbnail

Bebidas

Chenin Blanc, a uva francesa que virou especialidade da África do Sul

Talita Boros Voitch
25/11/2018 16:00
A Nederburg, renomada vinícola sul-africana, localizada em Paarl, a cerca de 60 quilômetros da Cidade do Cabo, trouxe para o Brasil, em novembro, o Nederburg The Winemasters Chenin Blanc. A chegada do vinho ao mercado brasileiro contou com presença da enóloga Elmarie Botes, responsável pelos vinhos brancos da Nederburg, durante um jantar harmonizado no Due Pazzi, no Bigorrilho, em Curitiba.
Enóloga Elmarie Botes, responsável pelos vinhos brancos da Nederburg. Foto: Divulgação
Enóloga Elmarie Botes, responsável pelos vinhos brancos da Nederburg. Foto: Divulgação
A Chenin Blanc é uma casta tradicional da França, mas que se desenvolveu muito bem na África do Sul. “Ela hoje é considerada uma das especialidades do nosso país”, destacou Elmarie. As primeiras mudas chegaram lá em 1655. A uva – também conhecida por Steen entre os sul-africanos — dá origem a estilos diferentes de vinhos, de espumantes aos de colheita tardia, geralmente servido como sobremesa.
“A técnica tradicional empregada na África do Sul dá toques de pera a Chenin Blanc, que se tornam mais presentes com a diminuição do açúcar do vinho, assim que ele fica mais seco”, afirmou a enóloga. “Além disso, são vinhos que envelhecem muito bem e têm grande potencial para serem guardados”, disse.
Para paladares brasileiros, mais acostumados com Chardonnay e Sauvignon Blanc, a Chenin Blanc surpreende. Por ser um branco bem estruturado, o Nederburg The Winemasters Chenin Blanc vai além da harmonização com peixes, como explica Elmarie, e acompanha bem codorna, pato, coelho ou até mesmo carnes vermelhas feitas com temperos apimentados, como cordeiro.
As Chenin Blanc da Nederburg provêm de vinhedos áridos das cidades de Darling e Paarl. Todas as frutas são colhidas manualmente entre fevereiro e março. A fermentação ocorre em tanques de aço inoxidável durante duas semanas, entre 13° e 15° C.
Em seguida, o vinho é separado da borra de fermentação e dos resíduos. A bebida então fica descansando junto com a borra fina por 3 a 6 meses antes do engarrafamento. Apenas uma pequena parte, cerca de 10%, passa por barris de carvalho.
Os vinhos da Nederburg são importados pela Porto a Porto e Casa Flora e comercializados em todo o Brasil. O preço sugerido do Nederburg The Winemasters Chenin Blanc em Curitiba é de R$ 86,90. É possível encontrá-lo na Adega Brasil, Celeiro Municipal e Demetrius Wine Store.
NÃO DEIXE DE LER:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail