Thumbnail

Bebidas

Cervejas brasileiras conquistam cinco medalhas na Copa do Mundo nos EUA

Flávia Schiochet
04/05/2018 20:46
Os cervejeiros do Brasil podem comemorar: 2018 foi a edição da Copa do Mundo das Cervejas em que o desempenho do Brasil foi o melhor. Cinco rótulos brasileiros receberam medalhas (duas de ouro, uma de prata, duas de bronze), três delas para cervejarias do Sul. No total, 115 cervejarias brasileiras se inscreveram na edição de 2018.
O quadro de medalhas do Brasil nunca esteve tão “cheio”. O país recebeu duas medalhas em 2014, uma em 2008, duas em 1998 e uma em 1996.

As cervejas premiadas na Copa do Mundo nos EUA

Medalhas de Ouro

Tupiniquim Pecan Imperial Stout

Cervejaria Tupiniquim
Cidade: Porto Alegre – RS
Rótulo: Tupiniquim Pecan Imperial Stout
Estilo: Stout
A cerveja leva nozes pecã durante o processo de maturação da bebida. Além das notas de nozes, a bebida apresenta aromas e sabores a chocolate e café. A sugestão da marca é harmonizar com sobremesas à base de chocolate ou nozes.

***

Wäls Brut

Cervejaria Wäls
Cidade: Belo Horizonte – MG
Rótulo: Wäls Brut
Estilo: Bière Brut
A cerveja é produzida com leveduras para espumante no método champenoise, em que uma segunda fermentação ocorre dentro da garrafa. No caso da Wäls Brut, são nove meses. O aroma remete a vinho branco e apresenta notas cítricas, além de perlage. A sugestão da marca é harmonizar com ostras, queijos, peixe, lagosta ou salada de folhas e frutas.

***

Medalhas de Prata

Lohn Bier Carvoeira

Cervejaria Lohn
Cidade: Lauro Müller – SC
Rótulo: Lohn Bier Carvoeira
Estilo: Imperial Stout
A bebida é leva funghi secchi, cumaru e candi sugar em sua composição, e a aposta da marca é que seja uma cerveja de guarda. Tem notas amadeiradas e aroma de baunilha, uma vez que leva cumaru, uma semente aromática do cerrado brasileiro, apelidada de “baunilha do Brasil”.
Outro ingrediente que contribui com a complexidade é o candi sugar, um preparo a partir de açúcar (mais usual na Europa e geralmente de beterraba) em que a sacarose passa por caramelização e Reação de Maillard e desenvolve aromas e sabores mais complexos.
A sugestão da marca é harmonizar com sobremesas a base de chocolate, banana ou crème brûlée.

***

Medalhas de Bronze

Leuven Irish Ale

Cervejaria Leuven
Cidade: Piracicaba – SP
Rótulo: Leuven Irish Ale
Estilo: Belgian Red Ale
Apresenta dulçor inicial, aroma caramelado e lupulado e amargor médio. A sugestão da marca é harmonizar com carnes vermelhas, feijoada e pratos bem condimentados.

***

ZOZ #3 Golden

Brasserie 35
Cidade: Turuçu – RS
Rótulo: ZOZ #3 Golden
Estilo: Golden Ale
A ZOZ é a marca de cervejas especiais da Brasserie 35. O rótulo apresenta sabores condimentados, frutados e alcoólicos. Amargor moderado, apresenta efervescência e final com dulçor.

O que é a Copa do Mundo das Cervejas

A Copa do Mundo das Cervejas (World Beer Cup, em inglês) é um evento realizado nos Estados Unidos a cada dois anos. Nesta edição, 295 jurados se reuniram em Nashville, Estados Unidos, para degustar 8.234 rótulos de cervejas de 2.515 cervejarias do mundo. O campeonato foi em Nashville, no Tenessee, em 2018 e bateu o recorde de cervejas inscritas: foram 25% rótulos a mais que em 2016. No total, foram 302 cervejas premiadas.
São 101 categorias de estilos de cervejas e o reconhecimento vem por medalhas. A medalha de ouro reconhece que aquela bebida exemplifica fielmente o estilo na qual ela foi inscrita, com equilíbrio entre sabor, aroma e aparência.
A medalha de prata significa que é uma excelente cerveja, mas que pode variar levemente dos parâmetros do estilo na qual a bebida foi inscrita, mas mantém proximidade às características. A bronze, por sua vez, é para cervejas consideradas boas, mas que podem variar levemente de parâmetros de estilo e/ou ter defeitos menores em sabor, aroma e aparência.

***

LEIA TAMBÉM

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail