Bebidas
Em parceria com 5 cervejarias do mundo, Bodebrown cria cerveja para a Copa
A premiada cervejaria curitibana Bodebrown marcou um gol de bicicleta ao fechar uma parceria com renomadas cervejarias de cinco países para a produção e comercialização de uma cerveja inspirada na Copa do Mundo de futebol. Estilo Kölsch e batizada de Bicycle Kick Kölsch (gol de bicicleta em inglês), a bebida será vendida em mais de 40 países, incluindo obviamente o Brasil.
A receita é inspirada no país sede da Copa, a Rússia: a cerveja leva a camomila (flor nacional daquele país) e o capim-limão (alusão ao gramado dos campos de futebol). Já o nome, Bicycle Kick Kölsch, é uma alusão ao gol de bicicleta, uma das jogadas mais espetaculares do esporte.
O estilo germânico foi escolhido pela Alemanha ter sido campeã da última Copa do Mundo em 2014 e pelo país ser um dos principais produtores do mundo. “É fácil de beber, tem teor alcoólico de 5,1%, sabor maltado evidente, dulçor do malte, notas sutis de camomila, mel e capim-limão, além da refrescância”, explica Samuel Cavalcanti, sócio da Bodebrown.
Para chegar ao resultado final foi necessário um ano de conversas com as demais cervejarias. Ao todo serão produzidos cerca de 5 milhões de litros no mundo todo. A Bodebrown vai fabricar cerca de 100 mil litros para o mercado sul-americano. A cerveja começa a ser vendida na segunda (14) no Brasil nas versões lata, long neck, barril descartável de 30 litros e em chopes, nos bares especializados. Os preços ainda não foram divulgados.
A idealizadora do projeto é a cervejaria norte-americana New Belgium Brewing, que tem sede em Colorado e é uma das maiores produtoras de cerveja artesanal dos Estados Unidos. As demais parceiras são a antiga cervejaria inglesa Adnams, que tem mais de 150 anos e é apreciada pela família real britânica, a japonesa Baird, responsável pelo renascimento cervejeiro no país asiático, a sul-africana Devil’s Peak, que vai distribuir a bebida em 15 países da África, e a mexicana Primus, empresa de vanguarda do país.
A Bodebrown foi escolhida para representar o Brasil com essa cerveja colaborativa que une cinco continentes. No Brasil estará disponível em grande parte dos 1.200 pontos de venda da Bodebrown (cerca de 200 em Curitiba) e na América Latina, a bebida será distribuída também em algumas cidades da Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Em Curitiba é encontrada nos Espaços Bodebrown, no tap bar da fábrica, no bairro Hauer, e nos dias 18 e 19 de maio, a empresa vai promover um growler day dedicado à esse rótulo. As vendas são feitas também pelo site da cervejaria.
Serviço