Bebidas
Cervejaria gaúcha lança cerveja Mito, criada em homenagem a Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro estampa não apenas as manchetes dos principais jornais do país e tuítes nas redes sociais, mas também o rótulo de uma cerveja criada em homenagem a ele. A Mito é uma puro malte em três estilos produzida artesanalmente pela cervejaria gaúcha VaporNegro, de Nova Petrópolis, que já bate cerca de 10 mil litros por mês.
O projeto de desenvolvimento da cerveja surgiu há um ano, quando um dos filhos do então candidato procurou a cervejaria para reforçar o marketing da campanha. A ideia de Flávio Bolsonaro era distribuir a bebida para amigos e simpatizantes do capitão apenas no período eleitoral, mas o sucesso nas redes sociais foi tanto que a cerveja continuou em produção e a demanda cresceu ainda mais.
A Mito inclusiva foi servida na posse do novo diretor-geral brasileiro da usina de Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, no último dia 26 de fevereiro em Foz do Iguaçu.
Segundo Adriano Lazzari de Oliveira, um dos sócios da VaporNegro, os primeiros três mil litros da Mito saíram em julho e não pararam mais. A fórmula, guardada a sete chaves, é parecida com a mexicana Corona.
“A gente criou uma cerveja envasada em garrafas de vidro branco, ao contrário das artesanais que normalmente são naqueles cascos cor de âmbar. A luz solar altera a cor e o sabor da bebida, mas a gente conseguiu desenvolver uma receita que resiste a isso e a torna uma cerveja diferente”, explica o empresário.
O mestre cervejeiro Diogo Varallo desenvolveu a Mito em três estilos: Lager, mais clara e leve; Red Lager com toques de caramelo; e Schwarzbier, com notas de café. A cerveja é envasada em embalagens de 330 ml e tem teor alcoólico de 3,5%. Cada produção tem prazo de validade, em média, de 8 a 10 meses.
Cervejaria do presidente
Embora o empresário afirme que o presidente não tem nenhuma participação comercial na cerveja, a VaporNegro foi criada especialmente para o desenvolvimento da Mito. Adriano explica que sua antiga cervejaria, a Landsberg, já produzia apenas cervejas sob demanda, principalmente para jogadores de futebol como o ex-zagueiro Bolívar, do Inter. Foi através destas produções limitadas que Flávio Bolsonaro descobriu as bebidas personalizadas.
“No começo a gente até ficou com medo por conta da forte campanha que existia contra o Bolsonaro. Então criamos a VaporNegro só para produzir a cerveja, foi tudo muito rápido em menos de seis meses. Mas depois deu tudo certo e só tem crescido”, conta. Desde novembro do ano passado, parte da produção da Mito precisou ser terceirizada para a cervejaria Süd Brau, da Serra Gaúcha, por conta da demanda.
A cerveja pode ser encontrada principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e está aos poucos chegando a alguns pontos de venda no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, custando em média de R$ 6,70 a R$ 9,90. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone (51) 99720-4949.
Visita
O empresário da Mito quer agora levar Jair Bolsonaro para conhecer a cervejaria. A expectativa era de que o presidente conseguisse ir até a VaporNegro durante a Festa da Uva de Caxias do Sul, realizada até o dia 10 de março. No entanto, ainda não há nada confirmado. “Nós não tivemos mais nenhum contato com ele desde a campanha, mas estamos fazendo o possível para trazê-lo”, completa.
>> Leia também: Sem perder tempo, descubra como gelar a cerveja mais rapidamente