Bebidas
Cervejaria nova-iorquina Brooklyn está produzindo sua IPA no Brasil
A Brooklyn Brewery, uma das principais cervejarias artesanais dos Estados Unidos, começou a produzir suas cervejas no Brasil. A empresa firmou uma parceria com a curitibana Maniacs Brewing Co. para a fabricação de dois rótulos.
Por enquanto apenas a Brooklyn East IPA chegou ao mercado e está sendo servida no bar da fábrica no Cabral, em Curitiba, e no Maniacs Beer Station Champagnat, além de outros bares e restaurantes na capital paranaense e em São Paulo há cerca de uma semana. O valor do pint é de R$ 25.
Segundo Iron Mendes, CEO da Maniacs Brewing Co. e CEO da Brooklyn Brewery Brazil, os estudos para produção local da marca nova-iorquina começaram em 2014. “A Brooklyn percebeu que em diversos países onde a logística de importação é longa e cara, a melhor alternativa é a produção local, proporcionando cervejas mais frescas para o mercado”, explica o empresário.
Nos próximos meses a Brooklyn East IPA será distribuída também nas versões long neck e latas. Outra novidade será o lançamento da Brooklyn Lager. Como a empresa não trabalha com preço sugerido, cada estabelecimento poderá praticar o preço que julgar adequado.
Outro detalhe é que no rótulo da Brooklyn “brasileira” estará identificado que ela é produzida no Brasil. A capacidade de produção da Maniacs é em torno a 1 milhão de litros por mês.
Essa negociação aconteceu antes da venda das ações da Brooklyn Brewery para a japonesa Kirin Holdings (que ampliou a distribuição para o mercado japonês e brasileiro), explica Iron.
LEIA TAMBÉM: Conheça a melhor cerveja de Curitiba
As cervejas estão em processo de teste. “Nossa equipe de cervejeiros passou por treinamento com a Brooklyn em Nova York e a equipe técnica da Brooklyn também veio ao Brasil por diversas vezes para adequação do processo. O resultado está excelente”, afirma Iron.
Atualmente o mestre cervejeiro da Brooklyn, Garrett Oliver, é considerado uma referências para diversas cervejarias no Brasil e nos principais países onde a cerveja artesanal está crescendo.